quinta-feira, 30 de abril de 2015

Vida Efêmera

 Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes. Muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas, mesmo ainda em botão.

Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento. Mas a gente não sabe adivinhar. A gente não sabe por quanto tempo estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor.

E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós, dos outros. Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos. Perdemos dias, às vezes anos. Nos calamos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio.

Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso "porque não estamos acostumados com isso" e nãodizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos. E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós. Reclamamos do que não temos, ou achamos que não temos suficiente.

Cobramos. Dos outros. Da vida. De nós mesmos. Nos consumimos. Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que a gente. E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos? Isso faria uma grande diferença. E o tempo passa... Passamos pela vida, não vivemos. Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa.

Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos pra trás. E então nos perguntamos: E agora? Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar o abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos.   Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso.

Não olhe para trás. O que passou, passou. O que perdemos, perdemos.  Olhe para frente! Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor. Ainda é tempo de voltar-se para Deus e agradecer pela vida, que mesmo efêmera, ainda está em nós. 

Pense!... Não o perca mais!...

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Um Dia

Um dia você vai ver que não valeu a pena tanta correria, para ganhar dinheiro e não usufruir. Vai ver que o tempo passou e o cansaço tomou conta de seu corpo. Vai ver que, mesmo rodeado de muita gente, você se sente só.

Um dia você vai se recolher ao seu quarto e ter vontade de abraçar o travesseiro, porque não sobrou ninguém pra abraçar. Vai ver que, entrando numa roda viva, você não é mais dono do tempo que dizem que é seu e que não pode cedê-lo a qualquer um. 

Vai ver que o carro já está se tornando um problema, e não um conforto. O telefone é chato, a gravata incomoda... Por mais que tente se livrar de tudo, é um escravo, e ainda assim invejado por muitos. Vai ver que não valeu a pena os anos sem férias, sem descanso. Vai ver que não tem mais ilusões, e a esperança anda com vontade de dormir. Um dia você vai ver que passou pela vida sem viver. 

Freqüentou o mundo sem saber porquê. Rodou, rodou, e não saiu do lugar. Pensou que foi, mas ficou. Teve tudo e não sentiu nada. 

Um dia você verá que o tempo escoa tão rápido como a areia fina pelos seus dedos. Vai ver que resta parar e gritar de cima de um edifício: "Chega!”. 

Vai ver que é hora de sorrir, de amar, de ser da família, de misturar-se com as crianças e dar a mão ao próximo. Antes que seja tarde demais...

terça-feira, 28 de abril de 2015

Importe-se

Pense na última vez que você conversou com alguém e que teve a impressão de que a pessoas não estavam nem um pouco interessadas em conversar com você. Sentiu-se irritado com isso? Então lembre-se de que as outras pessoas também percebem quando não estamos interessados no que elas estão dizendo.
Para atrair as pessoas, temos de nos importar com elas. Quando estamos realmente interessados em alguém, raramente temos problema em manter a conversa fluindo e nos esquecemos de nós mesmos.
 

Importar-se, significa se pôr no lugar da outra pessoa. Agora, se você não quiser fazer esse esforço, é melhor ir embora. Se você foi conversar com essa pessoa, por que não oferecer toda sua atenção a ela?


Por falar em atenção, vamos abordar um pouco a escuta: 98% das pessoas estão desesperadas para que alguém as ouça. Assim como precisamos de água e de comida, também precisamos de amigos que  realmente nos ouçam. Você não gosta quando alguém lhe dá toda atenção? Não é uma experiência especial, quando outra pessoa se põe no seu lugar para tentar ver os problemas da vida através de seus olhos? Pense nisso e retribua.


As pessoas lá fora estão ansiosas por alguém que as escute completamente. Se você quiser afetar as pessoas positivamente, tente escutá-las com 100% de atenção. Você vai se tornar especial para elas.


Mas tente escutá-las sem julgar. Converse com qualquer pessoa que esteja em um relacionamento falido e ouvirá comentários do tipo: "nós já não conversamos mais..."; "não há comunicação em nosso casamento..."; "meu pai não me ouve...". Nesses casos, temos não apenas de ouvir, mas ouvir sem julgar.


Muitas vezes, não há necessidade de o ouvinte expressar uma opinião, apenas ser capaz de compartilhar sentimentos, ser solidário com um ser humano, só isso já é suficiente.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Avisa-me

Avisa-me quando tudo melhorar, quando suas preocupações estiverem menores, quando a sua vida estiver menos atribulada. Avisa-me quando você já tiver conseguido resolver seus problemas, quando a sua cabeça estiver mais fria, e seu coração estiver mais calmo.
Avisa-me quando você conseguir entender a falta que faz um amigo. Avisa-me quando você sentir saudades de mim,quando achar que eu não lhe atrapalharei… 

Avisa-me que eu irei até você, compreenderei que quiseste me poupar, compreenderei também que precisou que eu me afastasse, para entender toda dor, sozinho e sofrendo, para entender todo o vazio da solidão, por isso pediu-me que fosse embora…

Avisa-me que eu irei até você… Quero apenas a sua felicidade, nem que para isso, eu tenha que sufocar todos os sentimentos que tenho, nem que seja para chorar de saudade,  entenderei  sempre que só o amor verdadeiro deixa de sorrir para não fazer alguém triste…

Avisa-me, eu irei até você…

domingo, 26 de abril de 2015

Jamais permitas

“Jamais permitas que pedras interrompam tua caminhada: quando chegares ao teu destino teus pés estarão mais fortes. Jamais permitas que o desânimo te faça desistir das tuas metas: quando elas forem atingidas terás ânimo renovado.


Jamais permitas que maledicências roubem o teu equilíbrio emocional: quando a Verdade furar essas nuvens negras, tua saúde mental não terá sido abalada. Jamais permitas que discórdias te façam perder a Fé em teus amigos: quando chegar a calmaria não terás feito inimigos. 

Jamais permitas que as críticas destrutivas afetem teu desempenho: tu perceberás que elas são apenas úteis alavancas para melhorias.

Jamais permitas que estas minhas palavras se apaguem da tua memória: elas serão alívio em tuas horas de aflições. 

E jamais permitas que algo neste mundo te impeça de levar iguais palavras para outros corações. Que jamais permitas"

sábado, 25 de abril de 2015

Faça Aquilo que Traz Realização

Você se torna responsável quando age com responsabilidade. Você se  torna maduro quando age com maturidade. Você se torna inteligente  quando você age com inteligência. Você se torna  confiante quando age com confiança. Você se torna criativo  quando age com criatividade.

O que você faria, agora, se fosse exatamente a pessoa que você quer ser?  Faça-o e você será essa pessoa. O que você faria se tivesse tudo que  sempre quis? Faça-o e você terá tudo isso.

Suas ações definem a pessoa que você é. Vencedores são pessoas que  tomam as atitudes específicas que as tornam vencedores. Seja qual for  seu desejo, não perca seu tempo tentando alcançá-lo. 

Em vez disso, “seja”  seu desejo, ”realize” seu desejo. Seja uma pessoa capaz de conseguir o que for que você deseje. Faça o que for preciso para alcançar seus  desejos.

Não espere a realização aparecer de repente em sua vida. Isso nunca vai  acontecer. Em vez disso, faça aquilo que traz realização e você a  alcançará.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Seu Futuro!

Não importa com o que você esteja desapontado neste instante, se é seu  estilo de vida, seu relacionamento, etc. Isto já faz parte do seu passado. A  estrada de sua vida ainda está para ser definida por você, é sua para  formar o que você deseja ser. Para o seu futuro é possível fazer um 
arranjo infinito de possibilidades. 

Se você não está satisfeito como as  coisas têm estado até este momento, há uma abundância de outras  opções para você. Caso esteja desapontado como o seu progresso, isto é  um sinal de que você necessita de mudança.

Recuse a deixar o seu passado "contaminar" o seu futuro. Todo dia é uma nova oportunidade. A necessidade de continuar com seus erros dos  passado existe apenas na sua imaginação. Na realidade, você possui tanto  potencial para o sucesso quanto a maioria das pessoas que conseguiram. 

Agora mesmo, um "novo você" está se formando em sua vida. Este "novo  você" é positivo, disciplinado, apaixonado, com foco e capaz de alcançar o  que imagina. O "velho você" pode assim desaparecer dentro de sua  memória do passado. O "novo você" irá formar o seu futuro. 

Faça isto com  atenção, com prazer, com paixão e este "novo você" será grande.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Fazer alguém feliz

Pode ser que não tenhamos dever de psicologia para fazer em casa. Pode ser que nem  estejamos estudando. 
Não importa. 

Na universidade da vida, o curso não acaba nunca. Sempre é tempo de aprender e  exercitar. Por isso, tentemos hoje, fazer alguém feliz. 

Pode ser nosso filho, nosso cônjuge, nossa mãe. Que tal um amigo, um irmão?  Simplesmente alguém que transite em nosso caminho. Observemos, ofereçamos nosso  tempo, nossa companhia. 

Façamos um comentário gentil. 
Abracemos, beijemos, conversemos.
Proponhamos um  passeio.  
m programa diferente. 

E descobriremos como é bom fazer alguém feliz.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ser criança

Não deixe que morra em você a criança. Que vê a vidacom olhos de sonhos, onde brilha a esperança e a felicidade.

Que se encanta com cada descoberta, pois o mundo é um mundo de coisas a descobrir. Que é verdadeira em seus gestos e ações. Que não teme em ser ridícula ou fazer feio, apenas age com naturalidade.

Que viaja na imaginação, com companheiros irreais e tão reais. Que consegue conversar consigo mesma, falar de seus sonhos e seus medos. Que vibra de alegria por cada vitória alcançada, mesmo que pareça pequena diante de tudo que tem por conquistar.

Que deseja ser grande e ser tanta coisa.
Que às vezes parece tão distante de si, mas não importa, pois o ser começa em desejar ser.
Que ao sentir-se carente, aconchega-se no colo de alguém sem receio de não poder retribuir.

Que se sente protegido por se amado.
 E ama, sem medo de não ser correspondido.

Que não age com preconceito diante do diferente, pois ser diferente não é ser mais nem menos, apenas diferente.

Que age com naturalidade diante da morte, pois a vida não é mais do que uma parte do caminho.
Que sorri e chora quando tem vontade, pois as emoções são para ser vividas e compartilhadas.

Ser adulto também é manter-se criança

terça-feira, 21 de abril de 2015

Anjos

Imagine... que um Anjo de Deus está ao seu lado neste momento... Silêncio... Mantenha-se tranquilo e pense em todos os problemas que gostaria de solucionar.  Tudo que te angustia, que te faz chorar,te oprime, te preocupa, te deixa triste. Deixe de ter medo do futuro, de equivocar-se, de escolher um caminho errado... Pense agora em tudo isso... Abra o seu coração e imagine-se entregando tudo isso a Deus.

Coloque suas mãos em posição de entrega.Imagine-se entregando tudo agora, como quem entrega um saco bem pesado a outra pessoa para que o leve.imagine Imagine... que um Anjo de Deus está ao seu lado neste momento... Agora, imagine tudo de bom que você quer que  aconteça, ou que já tenha acontecido na sua vida. Momentos de  felicidade, de amizade, de carinho, de paz, de amor.

Imagine-se colocando tudo isso em suas mãos,  e faça um gesto de estar guardando em seu coração,como se 
guardasse uma jóia numa caixa. Guarde esse tesouro bem  dentro de você, e dê “Graças”, com muita fé, de coração.Agradeça... por tudo de bom que virá e por tudo de mal que irá embora. Conte até três e respire bem fundo. 

Agora... imagine que o Anjo voou e está levando as suas orações até Deus.  Como agradecimento, envie esta mensagem A quem você gosta, inclusive para aquelas pessoas que aparentemente estão  maravilhosamente bem. e que DEUS te abençoe... Hoje e Sempre!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

O cordão umbilical

Deus é perfeito e faz tudo com perfeição!

Costumo dizer que todas as lições que precisamos aprender para bem viver estão nas coisas simples da vida. É suficiente abrirmos os olhos, que sejam físicos, que sejam do coração.

Uma criança está ligada à mãe pelo cordão umbilical em um tempo normal de nove meses. Passado esse período, essa ligação já não é mais benefício, mas, ao contrário, representa um perigo de vida para os dois.

É maravilhoso perceber que Deus estabeleceu um tempo para que um novo ser humano possa começar sua independência.

Há pais que vivem a vida inteira e não se dão conta disso. Eles querem carregar seus filhos nas costas, a fim de evitar sofrimentos e pensam fazer isso por amor. Mas o que é amar?

Amar é saber a hora certa de cortar o cordão umbilical. Fazendo tudo por nossos filhos, nós os sufocamos e os deixamos despreparados para a vida. Nosso medo é que eles sofram. E daí? Quem não sofre? Quem pode evitar esse caminho?

Amar não é correr o tempo todo atrás das nossas crianças para evitar que caiam, mas estar ao lado delas cada vez que caírem para sanar os ferimentos e dar apoio, um abraço, um beijo, uma simples presença.

Deus, que é nosso Pai maior e conhecedor de todas as coisas, também permite que passemos por caminhos difíceis, às vezes mesmo quase insuportáveis e Ele não nos ama menos por isso. Nós damos muito mais valor às coisas que obtemos com dificuldade e o Senhor sabe disso. Mesmo Jesus conheceu a fome, sede, dor e angústia. E Ele é o Filho do Rei, ele é perfeito...

Amar não é construir no lugar dos nossos filhos, é ensiná-los o valor de construir e o prazer de ver o resultado. É ensiná-los que a vida não nos oferece tudo e que na maioria das vezes precisamos lutar para alcançar as coisas, precisamos passar por sacrifícios, nos resignar e aceitar que não somos perfeitos, mas que dentro da nossa imperfeição, podemos dar o melhor de nós.

Não podemos criar nossos filhos numa redoma de vidro, por que não somos eternos e por que isso seria injusto para eles. Crianças superprotegidas serão adultos mancos para a vida toda e correm o risco de sofrer muito mais do que aqueles que cedo aprenderam que não importa se a gente cai e se machuca, a gente se levanta sempre e pode recomeçar cada vez.

Às vezes o maior presente que podemos dar aos nossos filhos é deixar que caminhem sozinhos, que façam suas experiências, que experimentem as lágrimas e o gosto do sal, as decepções das derrotas e o grandioso sabor das vitórias.

Amar é libertar. Mesmo se isso dói em nós...



Letícia Thompson

quinta-feira, 16 de abril de 2015

A boa árvore

A vida não nos oferece garantias. Quem ousaria assinar embaixo de uma decisão e afirmar que ela é cem por cento boa, sem nenhuma margem possível de engano?

Enfrentamos todos situações assim, onde nos sentimos lá e cá, temos que tomar uma decisão e não sabemos exatamente qual caminho escolher. Muitas vezes sabemos até o que queremos (e o que não queremos!) porém não podemos afirmar com certeza que aquilo será bom para nós, por mais que nossos sonhos nos levem para longe.

O que nos impede de querer tomar decisões são as possíveis conseqüências delas no nosso modo de vida. Nessas horas recorremos aos amigos ou alguém em quem tenhamos confiança. Mas não podemos nos esquecer de uma coisa: pedir conselhos pode ser bom e útil para avaliarmos as situações, mas não transfere a responsabilidade que pesa nos nossos ombros.

Mas, claro, colocamos o pé nessa estrada da vida e o jeito é caminhar.

Só é preciso, nesses momentos, evitar os extremos: nem tomar decisões precipitadas e nem levar um tempo infinito pensando no que fazer. Devemos pedir a orientação dAquele que tudo sabe e tentar reconhecer os sinais que nos indicarão o caminho... sem nos esquecer que nossa condição humana somada aos nossos desejos podem nos conduzir a caminhos errados. Mas se devemos ir, então, façamos a nossa bagagem e peguemos esse trem.

O tempo vai nos dizer se o que fizemos foi acertado ou não. Só mesmo o tempo. Vamos esperar a estação dos frutos. Se forem bons, saudáveis, é que a árvore é boa e então é só seguir em frente. E se por acaso não houver, se as dificuldades nos mostrarem que erramos, nada nos impede de reconhecer nosso erro. Nada, a não ser nosso orgulho.

O fracassado não é o que erra e assume, mas o que desiste de tentar de novo. O orgulhoso que teima numa decisão errada só para não ter que admitir, a si e aos outros, que não fez a boa escolha, vai continuar no caminho e será obrigado a comer desse pão para o restante dos seus dias.

Aos outros novas oportunidades serão dadas, novas árvores serão plantadas e os frutos vão se oferecer a ele como o maná, um presente vindo do próprio Deus.



Letícia Thompson

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Um ser amoroso



O amor a tudo  espera,  a tudo cura e a tudo preenche. Não precisas de tristeza, de palavras ou de sinais; Não precisas colher a fruta antes de ela crescer, tampouco, limitá-la a nunca florescer; Não precisas montar circos e nem carregar
elefantes nas pontas dos dedos; Não precisas mentir, fingir, amaldiçoar ou julgar... 


Apenas sê amoroso e este simples estado contagiará o mundo que te cerca, sem que nada precises fazer para que isto aconteça.  Silenciosamente amoroso...Para que assim te sintas, procura nas profundezas das tuas águas azuis, tuas estrelas marinhas; No deserto da tua sede, o conhecimento da tua vontade. 


Procura na transparência da bondade, os bordados que o Criador te deixou; No brilho da gentileza, a alegria em não machucar. Procura  nos vales da solidão, a crueldade com que te excluis de ti mesmo; Nas comportas da permissão, a coragem para que sejas livre.


Procura no silêncio do amanhecer, a canção do Universo; Na doçura dos teus sonhos, a realidade para os teus planos. Procura na realidade em que vives, a força  que vai contigo; No aconchego da presença silenciosa de Deus, a luz que te banha. 


Não te demores  em tantas confusões, em tantos enganos, mas sim, permita-te ser amoroso e desfrutarás do verdadeiro propósito que a ti está reservado.

terça-feira, 14 de abril de 2015

ACORDEMOS ENQUANTO TEMOS TEMPO...

PAI E MÃE - ACORDEMOS ENQUANTO TEMOS TEMPO...
LEIAM ESSE TEXTO COM MUITA ATENÇAO!!!!
...Era quarta-feira, 8:00 hs. Cheguei a tempo na escola do meu filho –“Não se esqueçam de vir à reunião de amanhã, é obrigatória” – Foi o que a professora tinha dito no dia anterior.
-“Que é o que essa professora pensa! Acha que podemos dispor facilmente do tempo que ela diz? Se ela soubesse quanto era importante a reunião que eu tinha as 8:30!” Dela dependia uma boa negociação e... tive que cancela-la!
Lá estávamos nós, mães e pais, e a professora.
Começou a tempo, agradeceu nossa presença e começou a falar. Não lembro o que ela dizia, minha mente estava pensando em como iria resolver esse negócio tão importante, já me imaginava comprando aquela televisão nova, com o dinheiro.
“João Rodrigues!” – escutei ao longe – “Não está o pai de João?” – diz a professora.
“Sim, eu estou aqui” – contestei indo para receber o boletim escolar do meu filho.
Voltei pro meu lugar e disse ao abrir o boletim.... –“Para isso foi que eu vim???? Que é isso???” O boletim estava cheio de seis e setes. Guardei rapidamente, para que ninguém pudesse ver como tinha se saído meu filho.
De volta para casa, aumentava ainda mais minha raiva, cada vez que pensava:
“Mas, se eu dou tudo para ele, não tem faltando nada!
Agora ele vai ver!” Cheguei, entrei a casa, fechei a porta de uma batida e gritei: “Vem aqui, João!”
João estava no quintal, correu para abraçar-me. –“Papai!”
– “Nada de papai!” o afastei de mim, tirei o meu cinturão e não lembro quantas vezes bati ao mesmo tempo em que falava o que pensava dele.
– “Agora vai para o teu quarto!”
João foi chorando, sua face estava vermelha e a sua boca tremia.
Minha esposa não falou nada, só mexeu a cabeça num gesto de negação e entrou na cozinha.
Quando fui para cama, já mais tranquilo, minha esposa me entregou o boletim do João, que tinha ficado dentro do meu casaco, e disse:
- “Leia devagar e depois pense numa decisão...”
Bem no começo estava escrito: BOLETIM DO PAPAI.
Pelo tempo que teu pai dedica a conversar contigo antes de dormir: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para brincar contigo: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para te ajuda com as tarefas: 6
Pelo tempo que teu pai dedica par te levar de passeio com a família: 7
Pelo tempo que teu pai dedica para te ler um livro antes de dormir: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para te abraçar e te beijar: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para assistir televisão contigo: 7
Pelo tempo que teu pai dedica para escutar tuas dúvidas ou problemas: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para te ensinar coisas: 7
Média: 6,22
As crianças tinham qualificado os seus pais. O meu deu para mim 6 e 7 (sinceramente eu tinha merecido 5 ou menos)
Me levantei e corri para o quarto dele, o abracei e chorei.
Queria poder voltar no tempo... mas isso não é possível.
João abriu os olhos, ainda com os olhos inchados pelas lagrimas, sorriu, me abraçou e disse:
- “Eu te amo papai!” Fechou os olhos e dormiu.
Acordemos pais!!! Aprendamos a dar o valor certo aquilo que é mais importante em relação aos nossos filhos, já que disso depende o sucesso ou fracasso na suas vidas.
Já pensou qual seria a 'nota' que seu filho daria para você hoje?
Autor desconhecido.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Conselho para sua vida

A mesma ladainha: Insatisfação no trabalho, com a empresa, colegas, enfim… Se olhar pela janela profissional da vida, lá está um horizonte tenebroso, cinzento, até parece que a tempestade nunca vai passar.
Quer um conselho?
Aqui ele vai em forma de pergunta: Esse seu ofício, é o que você ama de verdade?
Se você pensou em responder não. Me diga: o que ainda te faz permanecer nele?
Não, nada aqui justifica lamentar. Apenas repensar a atitude de permanência.
Olha, se uma pessoa realmente deseja crescer, melhorar de vida e evoluir, ela deve em primeiro lugar e acima de tudo, desejar do fundo de seu coração que algumas mudanças ocorram em sua vida.
Para isso, ela deve saber que as mudanças externas, sejam em relação ao trabalho, à situação financeira, ao relacionamento com pais, filhos, namorado, enfim, sejam em qualquer área de sua vida, é imprescindível, que antes haja uma mudança interna.
Eu e praticamente todas as pessoas que conheço sabem que: Se você continuar tendo as mesmas atitudes que sempre teve, vai continuar obtendo os mesmos resultados de sempre.
Isso significa que para obter novos resultados é preciso ter novas atitudes!
Então, minha única sugestão hoje, é: Vamos parar de reclamar e mudar de vida!

domingo, 12 de abril de 2015

Mentiras e falsidades

À medida que você sustenta mentiras e falsidades, você se torna prisioneiro de um mundo fora da realidade. A verdade que você esconde de você mesmo o separa do crescimento e da realização. A verdade que você esconde dos outros o mantém distante. Infelizmente, algumas pessoas fazem da mentira um estilo de vida.
A verdade faz brilhar a luz em sua vida, para que você veja claramente o caminho que deve seguir. O sucesso, as conquistas, a felicidade, a alegria, o companheirismo e a realização florescem ao calor da luz da verdade.
A honestidade é o caminho mais direto para onde você quer chegar. A verdade e a honestidade são com freqüência difíceis, mas não mais difíceis que a falsidade. Pensar diferente disso é desapontar até a você mesmo. Esconder-se nas sombras da falsidade faz com que avanços se tornem impossíveis.
Que a verdade é moral e ética não é segredo. Mas a verdade também é prática e eficiente, e funciona em toda conquista que valha a pena, algo já sabido pelos que desfrutam de sucesso duradouro.
Viva na luz brilhante e poderosa. Abrace a verdade!

sábado, 11 de abril de 2015

As Mulheres São Verdes

Conversando com um velho homem, um jovem desabafou:
” Há tanto tempo venho querendo conhecer uma garota e hoje, conseguindo falar-lhe por telefone, fiquei decepcionado”
” Mas por que? “, indagou o velho homem.
” Eu lhe perguntei timidamente como ela era e ela – rindo! – respondeu: sou verde.
” E por que a resposta o chocou? ”
” Ora, amigo, ela estava debochando de mim! ”
Ouvindo isso, o velho homem pôs-se a falar:
” Meu jovem, você não entendeu que ela estava se comparando a uma árvore ”
” Árvore? Como assim?!? ”
” Menino, as mulheres são como as árvores:
Elas fincam raízes no solo dos nossos corações;
Têm paciência e capricho com o próprio crescimento;
Seus braços são poderosos e, ao abraçá-las, nossos espíritos recebem renovadas energias;
Elas amam e cuidam dos seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe delas.
Outras – aquelas que não dão frutos – oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso;
Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume da força e da fé, acalmando-nos, por mais assustadora que seja a noite;
Sua seiva são as lágrimas de dor ou de alegria quando em presença do machado ofensor ou do regador daqueles que as amam;
Seus corações vão alto o suficiente para escutarem mais de perto os recados do céu;
Elas reverdecem as florestas dos homens, as ruas das cidades, as avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios;
Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do que ninguém, elas valorizam e protegem seus ninhos;
Suportam melhor a solidão e as vicissitudes que a Vida às vezes nos impõe;
No mundo, elas nascem em maior número para que o verde da esperança jamais empalideça.
Meu menino, todas as mulheres são árvores, todas as mulheres são verdes.”
Ao final desse relato, refletiu o rapaz:
” Eu tenho um triste jardim no peito: nele está faltando uma árvore ”

… e correu para o telefone mais próximo …

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Abaixo o mau humor

Um interessante artigo de uma revista especializada em psicologia, nos dá conta que uma das características mais comuns de pessoas "inteligentes“ tanto de Q.I. quanto emocionalmente é o Bom Humor. Pessoas mal humoradas, rabugentas, que vivem "emburradas“ como se diz no interior, são pessoas carentes, emocionalmente inseguras, pobres de espírito. 

Pessoas com as quais ao se conversar ou tratar temos que saber antes como está o seu humor, são pessoas fadadas ao fracasso no relacionamento interpessoal e portanto distantes do sucesso que tanto almejam. Abaixo o Mau Humor! Nada, absolutamente nada, justifica o mau humor no trabalho, na família, nas relações sociais. Ele só serve para afastar as pessoas. Chefes mal humorados distanciam-se de seus subordinados que com eles não querem falar, não querem comentar nada, evitam falar das coisas sérias do trabalho.

Subordinados mal humorados são horríveis. Os chefes acabam evitando essas pessoas e a cada dia que passa elas ficam mais distantes de uma promoção, criando um círculo vicioso  - mau humor = fracasso = mau humor pelo fracasso. As pessoas que têm uma tendência para o mau humor devem fazer um esforço adicional para vencê-lo.

Pessoas mal humoradas tratam mal outras pessoas e isso deve ser evitado a qualquer custo. Pessoas mal humoradas são, via de regra, igualmente "reclamonas", sentem-se injustiçadas e tem um sentimento de auto-piedade que não pode ter lugar nos dias de hoje em que precisamos ter relações sociais positivas, proativas.

Gostaria que você fizesse uma auto-análise e visse se você, seja chefe ou subordinado, não está "viciado" em ser mal humorado. Há pessoas que pensam que ser mal humorado seja sinônimo de "seriedade". Nada mais falso. Lembre-se que o bom humor é um dos mais visíveis sinônimos de inteligência.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Jogue fora suas batatas

Um professor pediu aos alunos que levassem uma sacola com batatas
para a sala de aula.
Solicitou que separassem uma batata para cada pessoa que os magoara
ou de alguma forma os fizera sofrer.
Então, escrevessem o nome da pessoa na batata e a colocassem
dentro da sacola.
Eles começaram a pensar, e foram lembrando uma a uma...
Algumas sacolas ficaram muito pesadas!
A tarefa seguinte consistia em,
durante uma semana, carregar consigo a sacola com as batatas para
aonde quer que fossem.
Com o tempo as batatas foram se deteriorando.
Era um incômodo carregar a sacola o tempo todo e ainda sentir seu mau cheiro.
Alem disso, a preocupação em não esquecê-la em algum lugar fazia com que deixassem
de prestar atenção em outras coisas que
eram importantes para eles.
E, foi assim que, os alunos entenderam a lição de que carregar mágoas é
tão ruim quanto carregar batatas.
Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas
não cumpridas, nossos pensamentos se enchem de mágoa, aumentando
o stress e roubando nossa alegria.
Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer
de volta a paz e a calma.

Vamos lá!

Jogue fora suas
”batatas”

E sorria!!!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Aprendendo a amanhecer

Todo dia é um novo dia, cheio de novas possibilidades, novas pessoas e novas propostas.
A vida é um banquete. Se fechamos os olhos e ouvidos não conseguimos ver, nem escutar os sons e imagens que acontecem ao nosso redor.
Se fecharmos as portas do coração, somos incapazes de sentir afeto, amor e gratidão.
Deixamos assim, o trem da existência passar, enquanto pensamos nas perdas do passado e nas possibilidades do futuro.
A Vida é AGORA.
É essa tendência boba de pensar só nas perdas que nos faz perder ainda mais.
Por mais que a gente queira, ou não, as coisas vão continuar acontecendo.
Como um novo dia.
Amanhecendo.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Nossas Escolhas

O mundo se move e evolui de acordo com os nossos atos. Todos os dias, o dia  todo, temos que tomar decisões...as mais simples e imperceptíveis decisões e  acabamos sendo vítimas das suas conseqüências, sejam elas boas ou ruins, irremediavelmente. Podemos escolher acordar cedo ou esperar mais um pouco  na cama; dar bom dia ou ficar calado;  Dar um sorriso ou fazer cara feia;

Andar ou ficar parado; Tomar um ônibus ou outro; Usar aquela roupa especial  ou guardá-la para uma oportunidade que talvez nunca surja; Abraçar alguém
num reencontro ou passar batido com um simples movimento da cabeça;  Podemos escolher ligar para alguém que há muito não vemos ou deixar o tempo
passar até que ele mude o número do telefone e se perca de vista;

Passar um e-mail para alguém querido para dizer qualquer coisa ou passar  horas na frente de um computador trabalhando loucamente e cansando a vista.  Bom... é preciso escolhermos fazer aquilo que nos fará bem, se bem que nem  tudo que escolhemos é o certo, mas fique bem por ter escolhido simplesmente  fazer o que achava correto..Mas não se arrependa por ter escolhido errado,  arrependa-se, sim, quando nada escolher.

Escolher é arriscar evoluir e ser feliz, não escolher nada é certificar-se do  marasmo da solidão, do fracasso e do "se" (se tivesse feito isso... se tivesse  ido... se tivesse falado... se tivesse ouvido).  Eu escolhi escrever isso para enviar para 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Ame-se!

Quando falo no amor, não estou me referindo ao amor homem e mulher, que tem um importante papel na nossa evolução, mas estou falando a respeito de um ensinamento muito antigo que para mim traduz tudo que devemos aprender e praticar:
“Ama ao teu próximo como a ti mesmo”.
Mas como podemos amar ao próximo se não nos amamos? Pois quantas vezes, alguém faz alguma crítica e nós aceitamos sem questionar, nos magoamos, nos sentimos vulneráveis e paralisados ou ainda quando, alguma coisa não sai da forma que esperávamos, temos a mesma reação, de pouca valia, do “não sirvo pra nada mesmo”, não é?
Isso não é amar a si mesmo, você tem que descobrir a maravilha única que você é, aceitar cada pedacinho de você, assim não ficará mais tão dependente de alegrias externas. Aquelas como: só serei feliz se alguém me amar, se meu time ganhar ou se eu for passear no exterior e um monte de outras coisas fugazes sem fim que não te trarão a felicidade.
A meu ver, a felicidade existe quando você aprende a se amar, sabe por quê?
Porque quando alguém faz algo que te desagrada e você se ama, isso não irá te magoar, nem te incomodar. Pois você tem a compreensão que o outro só está refletindo o que ele tem dentro de si, escolhendo a própria sombra. Você aprende a compaixão, ampliando seu amor próprio e o acolhe ao invés de repelir, leva luz à escuridão dele e o resultado disso sabe qual é?
Mais amor!

Por isso venho aqui te dizer com meu coração vivo e pulsante: “Eu me amo” e desejo que você descubra o caminho para o amor próprio, assim todos nós fluiremos no melhor de nós mesmos, fazendo da compaixão, perdão, aceitação como ferramentas para tornar o mundo um pouquinho melhor.

domingo, 5 de abril de 2015

Alegria de viver

A alegria é o único sentimento que, em vez de ser diminuído e dividido, deve – de preferência – ser somado e multiplicado aos montes... A energia da alegria é contagiante e impulsiona. Por isso contagie a todos com sua alegria, sem vergonha de parecer maluco ou ridículo. Esbanje esse sentimento começando pelo sorriso... Além de ser a demonstração mais visível da alegria, o sorriso ajuda a prevenir o envelhecimento, as rugas e diversos tipos de doenças. Nos Estados Unidos já existem grupos de pessoas que se reúnem regularmente com um único intuito: trocar gargalhadas.

Encarar a vida com alegria é a melhor maneira de ter mais saúde, atrair amizades e – quem sabe um grande amor. Afinal, o sorriso costuma ser a senha para uma aproximação, uma conversa, uma dança. É a porta de entrada de nosso coração. Ficar de cara amarrada só espanta as pessoas.

Desarme-se, a guerra não leva à nada. Uma postura ameaçadora, em guarda, conduz gradativamente a uma vida solitária e vazia. E ninguém sonha com um futuro assim! Dê-se uma chance; faça algo diferente – alimente a alma! Mexa-se, saia; dê espaço ao novo em sua vida. Relaxe – aproveite o dia... Não deixe a vida passar sem experimentar essa sensação transformadora.

sábado, 4 de abril de 2015

Não desista nunca

Sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias…
A vida é feita assim, às vezes nos deparamos com situações que nos afligem, nos fazem sentir medo e até mesmo chorar, mas saiba que a cada momento da vida, cada lágrima caída, cada sorriso dado, está tudo anotado no diário de Deus.
E pode ter certeza que nem um segundo Ele esqueceu de anotar, anotou suas lutas, seus choros, mas com um detalhe, Ele não esqueceu de anotar o dia de sua vitória!
Não desista de teus projetos e sonhos porque antes mesmo deles serem projetados por você, já foram projetados e anotados por DEUS!

Não desista nunca, Deus está contigo!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dia de Faxina

Estava precisando fazer uma faxina em mim… Jogar alguns pensamentos indesejados para fora, lavar alguns tesouros que andavam meio enferrujados…
Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais.
Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões…
Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei; Joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não li. Olhei para meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas… E as coloquei num cantinho, bem arrumadas.
Fiquei sem paciência!… Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: Paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste… Mas lá também havia outras coisas… e belas!
Um passarinho cantando na minha janela… aquela lua cor-de-prata, o pôr do sol!… Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças. Sentei no chão, para poder fazer minhas escolhas.
Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante!
Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se mando para o lixão.
Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos…
Como foi bom relembrar tudo aquilo!
Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista.

Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurada bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar… e de recomeçar… 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dar

Se você quer alguma coisa, dê-a! Não parece um despropósito? É mais fácil conseguir o que se quer abrindo mão de parte do que já se tem.  Quando um agricultor quer mais sementes, pegas as que tem e entrega-as à  terra. Quando você quer um sorriso, oferece o seu. Quando quer afeto, dá  afeto. Quando ajuda as pessoas, elas o ajudam. E quando quer um beijo na  boca? Beija a boca de alguém.

E se quiser que as pessoas lhe dêem dinheiro? Dê um pouco do seu. Pense nisso.  Se a fixação e o apego excessivo impedem o fluxo de coisas boas para a sua vida, talvez a atitude oposta seja o desprendimento: o de entregarmos uma  coisa que valorizamos muito. O que você dá tende a voltar a suas mãos...

Quantas vezes a gente ouve esse tipo de história... "um velho miserável e  pão-duro, que praticamente passava fome, morreu com um milhão de dólares  debaixo do colchão?" Aí vem a pergunta: se é preciso dar para receber, o que aconteceu neste caso?

Aí eu respondo: seu saldo bancário não é a medida de sua abundância.  Abundância é aquilo que circula em sua vida. A prosperidade é um fluxo: dar e  receber. Se você tem uma fortuna depositada na Suíça e não a usa, esse dinheiro não o está enriquecendo. Tecnicamente é seu, mas na realidade você  não "recebe" nada dele.

Esse dinheiro não o torna abundante e podia muito bem pertencer a outra pessoa. Portanto, o princípio de dar e receber continua  valendo mesmo assim.  Em poucas palavras: o macete consiste em dar sem querer nada em troca. Se  você espera um retorno, está fixado no resultado - e quando nos fixamos no  que quer que seja, pouca coisa acontece.

E não devemos gozar das nossas  posses pessoais? Claro que sim! Basta ter certeza de que é você que as possui, e não são elas que possuem você.