terça-feira, 18 de agosto de 2015

A TREPADEIRA E A ÁRVORE

 

Uma bela árvore crescia no campo. Ao seu lado brotou uma trepadeira. A trepadeira disse à árvore:
“Deixe-me encostar em ti.”
A árvore replicou: “Não, porque quero crescer bem forte e alta.”
Mas a trepadeira insistiu:
“Se deixares que me encoste em ti, prometo que darei muitas flores, e então serás não só a árvore mais alta, mas também a mais bela de toda esta redondeza.”
E a árvore, convencida da verdade das palavras da trepadeira, consentiu que esta estendesse seus ramos sobre seus galhos. E o tempo foi passando; a trepadeira cada vez se enroscava mais em volta da árvore.
Certo dia, a árvore disse:
“Quero que saias de cima de mim, pois estás me sufocando.”
Mas a trepadeira nem dei ouvidos aos apelos da árvore. Passado mais algum tempo, a árvore, enfraquecida, tombou durante um temporal.
Este é um fato que ocorre frequentemente em nosso meio. O tentador Satanás se achega de nós com voz suave provocante, e nos diz:
“Se fizeres isto ou aquilo, te tornarei a pessoa mais popular de todo o grupo.”
E a trepadeira do pecado começa a se enroscar em nós cada vez que cedemos a uma tentação do maligno. E o resultado é trágico. É como diz o ditado: “Dá-se o dedinho e o diabo pega o braço todo e, por fim, o corpo.” E dessa maneira, devagarzinho o pecado nos sufoca e estrangula, destruindo nossa fé e nossa vida.
Sábio é o homem que usa o poder e a graça de Deus para enfrentar e tentação, resistindo aos convites tentadores, permanecendo firme na fé em Cristo Jesus, cujo sangue nos purifica de toda injustiça e impureza.
Que nossa prece diária seja: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”
Deus é fiel e há de nos fortalecer para permanecermos firmes na sua graça até o fim.

Nenhum comentário: