sábado, 12 de julho de 2014

A colmeia perfeita

 

Em uma pequena vila no interior de Goiás, viviam muitos camponeses, gente simples, mas com grandes sonhos.
Os alunos, todos filhos de camponeses e muito responsáveis por pastorear os rebanhos da família, eram aplicados, mas muitas vezes iam à escola cansados e desanimados.

Certa vez, a escola ganhou do governo uma verba para ser investida em passeios culturais. Todos ficaram animados com a ideia de conhecer lugares históricos, museus e diversos lugares interessantes de todo o país. Mas como a verba não era assim tão grande, somente alguns alunos poderiam ir. Os professores se reuniram e resolveram aproveitar a oportunidade para movimentar os alunos. Fizeram um lista de tarefas; quem conseguisse realizar com sucesso a sua tarefa poderia viajar.

Elas eram muito variadas, e uma era especialmente interessante. Caiu logo para o Joaquim, um garoto levado, inteligente, mas muito impaciente. Não ficava parado nas aulas e por isso tinha notas baixas. Sua tarefa era: "Trazer uma colmeia de forma perfeita, cujo mel seja muito doce e nunca se acabe".Joaquim ficou decepcionado: onde encontraria tal colmeia? Achou mesmo que nem existia, que era um castigo pelo seu mau comportamento. Mesmo assim, começou a pensar e procurar a tal colmeia cujos favos não perdiam a doçura.

Andou a procurar em todos os lugares. Pesquisou nos livros, conversou com pessoas da vila que entendiam de mel, mas nada. Já estava quase desistindo quando resolveu pedir ajuda ao seu avô, o homem mais sábio que conhecia.

O avô olhou com carinho para o neto e disse:

- Eu posso te ajudar, mas só amanhã, e se tu seguires as orientações que te darei.

- Combinado – disse o garoto.

- Hoje à noite, quando chegar em casa, pede à tua mãe que prepare a refeição, que te ajude com as outras tarefas da escola, que te conserte esta camisa, que te dê um abraço, que te prepare a cama, que te conte uma história antes de dormir. Amanhã voltamos a conversar.

Joaquim não entendeu direito a tarefa. Afinal, isso era o que a sua mãe fazia todos os dias. Mas foi para casa e fez tudo como o avô havia falado.

No dia seguinte, antes mesmo de falar com o avô, o menino já pulava de alegria.

- Encontrei, encontrei – gritava.

Pegou no braço da sua mãe e pediu que ela lhe acompanhasse até a escola. Ao chegar lá, disse aos professores:

- Aqui, está a colmeia perfeita, cuja doçura é enorme e por mais que dê de seu mel (amor), ele nunca acaba.

Para refletir
O amor que une mãe e filho não pode ser medido. Ele é incondicional, capaz de qualquer coisa. Por seus filhos, a mãe realiza qualquer tarefa, com brilho nos olhos e sorriso no rosto. Realiza tudo com uma doçura que não tem fim. Por mais que faça, sempre tem mais a oferecer. Não importa se tem um, dois ou mais filhos, seu amor é igual para com todos, não se esgota, não tem limites. O filho também ama muito a sua mãe e seu pai.

Sempre que possível, manifesta esse amor. Diz aos teus pais o quanto tu os amas. Diz aos teus filhos o quanto eles são importantes para ti. Sempre que tiveres uma oportunidade de fazerem algo juntos, aproveita. É uma forma de ganhares nova energia e aumentares ainda mais os laços que os unem.

Sou capaz de reconhecer o dom que meus pais são para mim? Consigo reconhecer em todas as tarefas que eles fazem por mim o amor que sentem? Como posso retribuir esse amor? Se tenho filhos, o que sou capaz de realizar por eles? Como manifesto o meu amor por eles? O que posso fazer para educá-los no amor e na generosidade?

Nenhum comentário: