sexta-feira, 6 de junho de 2014

Hoje estou triste…

Não estou bem, já tentei culpar o dia, o trabalho, as pessoas, o frio, a vida, ou seja, tentei no exterior encontrar respostas pelo meu não estar bem e sabem por que, porque é mais fácil, não preciso pensar muito, pego o primeiro culpado e pronto, mas isso não resolve, o meu não estar bem é bem mais complexo do que se pode imaginar, pois não está no mensurável, está sim no subconsciente ou inconsciente do meu eu interno, ou seja, o culpado pelo meu não estar bem, sou eu mesmo, sim, com minha forma de ver o mundo, com minha forma de tratar as pessoas, minha atitude frente aos revezes da vida, minha falta de ambição, o meu tão pouco querer da vida tendo tanto dela, sou humano demais para entender que sou humano e que posso errar e pedir desculpas, pedir perdão, sou humano demais para perceber que uma discussão quando termina, termina, não preciso levar comigo a sensação de tristeza que esta deixou, sou humano demais ou desumano demais comigo mesmo.
As pessoas que  são de meu convívio não podem sofrer pelo meu não estar bem, por isso tenho que levantar a cabeça, olhar para dentro de mim e tentar ser melhor, ser mais compreensivo, falar menos e ouvir mais, o dia nasce e sempre vem ensinando o novo, o atual, o bonito, o agradável, o alegre, o dia não nasce para que eu com minha falta de olhar amoroso declare a ele a sua grandeza e a sua beleza, o dia não merece a minha tristeza, o dia não merece a minha fraqueza, o dia não merece ser visto com olhos de tristeza porque ele não tem culpa se eu na minha fraqueza estou triste.
Francisco Carlos de Almeida -


“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade.A alegria do homem torna mais longa a sua vida.Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma.A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo.Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude.”.

(Eclesiástico 30, 22-27)

Nenhum comentário: