quinta-feira, 14 de junho de 2012

Viver em Paz


A paz que tanto queremos encontrar não vive escondida em prédios gigantescos, nem em varandas luxuosas.

A paz que sonhamos não pode ser encontrada em lugares suntuosos, tampouco na conquista de bens materiais.

A paz não será adquirida na obtenção de coisas por mais belas que elas sejam porque se trata de uma conquista interior.

Não são as coisas ou os lugares que nos deixarão em paz, mas a capacidade de sermos nós mesmos em qualquer lugar ou com o que tenhamos.

A descoberta da paz em nós é elemento imprescindível para ser feliz. Sem a conquista de si mesmo toda evolução se mostrará inócua, tudo o mais será em vão.

A proposta, então, é olhar-se para si, é descobrir em si tudo aquilo que possa lhe transcender, porque se vemos a paz naquilo que estiver fora de nós estaremos dependentes pela vida inteira e muitos, muitos mesmos, jamais serão candidatos a ter paz.

A paz, meus irmãos, sendo de origem interna há que ser descoberta no imo do ser, no adquirir de responsabilidades e no cumprimento delas no decorrer de toda a existência. Estas responsabilidades representam a tomada de consciência do que é a vida e a consequente inclinação para se ampliá-la e vivenciá-la.

Eu tive uma experiência fascinante. Certa uma vez, um mendigo pediu-me esmolas. Disse que estava com fome, queria algo para comer. Olhei de lado e não vi ninguém que pudesse ajudá-lo, pois naquele instante não estava com dinheiro. Chamei-o a minha casa para dar-lhe algo para comer. Ele não quis. Agradeceu e disse que não tinha importância, mais cedo ou mais tarde alguém iria lhe dar uns trocados e resolveria seu problema ali mesmo.

Desconfiado, perguntei se não era melhor satisfazer logo a sua necessidade, o que ele de pronto me respondeu: “Sabe, Dom Held, por aqui passa muita gente de dinheiro e vai me proporcionar mais alegria do que o melhor prato de feijão que o senhor me der, além do mais, o meu ponto vai ficar vazio por uns tempos e pode ser que outro tome o meu lugar”.

Brinquei com ele que isto não iria acontecer, mas não teve jeito, ele agradeceu a minha possível ajuda e continuou lá esperando que alguém mais endinheirado fizesse a sua “festa” particular.

Assim também, meus filhos, é na vida. Às vezes deixamos de resolver algo imediatamente porque queremos tirar a sorte grande, imaginamos o melhor e não percebemos que o melhor é o que seja possível para aquele momento.

Viver em paz é saber que cada coisa, cada necessidade, ela é atendida dentro das expectativas de Deus para as nossas vidas e não naquilo que achamos que é o melhor para nós.

Viver em paz é ter a consciência de que o que é melhor para nós está sempre nas mãos de Deus.

Quem vive em paz, vive eternamente na vontade de Deus. Esta é maior descoberta da sua vida.

Helder Camara

Nenhum comentário: