terça-feira, 5 de junho de 2012

Aboio


Você sabe o que é um aboio? É uma chamada que o vaqueiro faz, geralmente nos nossos sertões, para atrair o gado para perto de si e conduzi-lo. É assim: ele canta uma música ou emite comandos verbais ou mesmo pega um berrante e põe-se a tocar aquela coisa. É um barulho estridente para a boiada que, aborrecida, tange-se, evade-se, só para não ouvir aquele “berro”em seus ouvidos.

Pois bem, meus queridos, permitam-me que hoje eu faça um aboio, se não nos seus ouvidos, pelo menos em sua mente.

Vejam só!

Toda vez que nos aportamos em fazer algo, sentimos uma necessidade de realização. Queremos porque queremos. Achamos que aquilo é o certo, mas quando não ocorre do jeito que planejamos, revoltamo-nos, damos com “burros n’água”, não é verdade?

O fato de sermos contrariados nos dá revolta sim, mas por que esta revolta?

A revolta do nosso ego que é maior do que tudo. A revolta da nossa prepotência em achar que sabe de tudo. A revolta do nosso orgulho inflamado. Revoltam, alguns, até com Deus, às vezes.

Pois bem, o aboio que vos faço é aquilo que já disse outras vezes: paciência, paciência, paciência, paciência.

Alguém pode dizer assim: “o senhor fala em paciência porque não é com o senhor, queria ver se fosse no seu lombo o que o senhor faria?”

É, no lombo dos outros, tudo fica mais fácil, mas, mesmo assim, em muitos casos não haverá outro remédio senão esperar. Esperar, em muitos casos, é a melhor e única solução.

Então, espere. Entregue tudo a Deus e Ele – que vê tudo e muito mais além das nossas vistas míopes – haverá de dar bom termo a sua vida.

Confie, meu filho, e siga sempre ao lado de Deus.

Helder Camara

Nenhum comentário: