terça-feira, 3 de abril de 2012

Dormindo nos braços de Deus


Você já teve problemas para dormir? As pressões do trabalho, a família ou os problemas financeiros já lhe tiraram o sono alguma vez? Davi enfrentou uma grande pressão e ainda assim teve uma calma noite de sono nos braços de Deus. Absalão e suas forças empreendiam uma forte perseguição a Davi, desejando matá-Io. Na verdade, eles haviam acampado em volta da caverna onde Davi e seus amigos estavam.

“Responde-me quando clamo”
De dentro da caverna, Davi pede a Deus que ouça suas súplicas e tenha misericórdia, como já o fizer antes. Confiando em Deus, Davi pergunta até quando seus inimigos zombariam dele e imaginariam pode destruí-lo. Davi lembra a Absalão que Deus o havia ungido e que o Senhor separa para si o que é piedoso (v.3).
Numa caverna úmida e fria, cercados por soldados e ouvindo Davi compor uma nova canção, os amigos próximos de Davi se perguntam se estariam seguindo o homem certo (v. 6). O que eles gostariam de ver agora não é uma espera em Deus, mas uma vitória imediata. Enquanto eles se lamentam, Davi escreve cânticos de louvor ao Senhor.

Nada além de alegria
Os pensamentos de Davi se dirigem para a festa anual das colheitas, uma época em que os celeiros ficavam cheios de grãos e os tonéis transbordavam de vinho. Ele havia perdido um palácio e as suas riquezas. Naquele momento, ele não era nada. Apesar disso, a alegria de Davi era tremenda. Com lágrimas descendo por sua face, ele canta: “mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho”. Davi tinha sua alegria em Deus, não nos bens.
Em todas as suas aventuras e mesmo recordando os dias de fartura, não havia nada mais desejado por Davi que o seu relacionamento para com Deus. Isto lhe dava paz. “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro” (v. 8). Embora as forças de Absalão estivessem ao redor, Davi tinha a única coisa necessária para mantê-lo em segurança. Nenhuma flecha poderia atingi-lo. Nenhuma espada lhe faria dano. Nenhum exército o conquistaria. Ele tinha Deus. Ele tinha paz, perfeita paz, a paz que excede todo entendimento (Fp 4.7).

Firme nas promessas do Senhor
Se você perdesse seu palácio, qual seria sua reação? Você choraria e gritaria, ou escreveria um hino de louvor a Deus? Diante dos vários problemas da vida, você consegue dormir nos braços do Senhor? Em primeiro lugar, você precisa ser salvo e, depois, tal como Davi, viver uma vida consagrada e santificada. Quando você é salvo, sua vida muda. Aquilo que você ama muda. Aquilo que você gosta de fazer também muda. A santificação faz com que você ame as coisas que anteriormente odiava e odeie as coisas que amava. Por quê? Porque você é separado para Deus. Você está na família de Deus. Você é salvo e santificado.
“Consultai no travesseiro o coração e sossegai” (v. 4). Uma consciência limpa, um correto relacionamento com o Salvador, traz um sono tranqüilo. Nenhum travesseiro é tão macio quanto as promessas do Senhor; nenhum cobertor tão acolhedor quanto sua presença.
AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário: