sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Poder do Entusiasmo ( 3)


A energia positiva é algo muito contagiante e poderosa! Durante todo o meu ano de formação em PNL percebi isto na prática. A cada fim de semana que tinha curso, saía do INAp energizado, vibrante, contagiado por todas as pessoas positivas e entusiasmadas que conheci lá. A partir daí, comecei a prestar mais atenção na maneira como as pessoas lidam com suas tarefas do dia-a-dia e buscam os seus objetivos.
Recentemente, conversei com uma amiga minha que está se preparando para um concurso super concorrido: engenheiro do BNDES. Ela trabalha durante a semana toda em uma empresa, vai a cursos às noites, passa fins de semana inteiros estudando e ainda arruma um tempinho para algum esporte e lazer. Mas o que me chamou mais a atenção não foi a maneira como concilia tantos afazeres. Isto, ainda que seja uma grande qualidade, não é uma exclusividade dela. Agora, o seu entusiasmo é realmente impressionante! A garota fala de suas longas horas de estudo no fim de semana como quem conta como foi uma viagem de férias! Fala do seu curso noturno como quem conta como foi o barzinho com os amigos da noite anterior. Conta dos grupos de estudo que organiza com a mesma alegria e entusiasmo de quem organiza um churrasco ou uma festa! Eu, que me considero um cara entusiasmado, realmente fico impressionado com isso nela.
O entusiasmo é um dos aspectos mais importantes para conquistarmos nossos objetivos. Ele nos dá força para percorrermos a caminhada em direção aos nossos sonhos sem que ela se torne uma coisa penosa. Ele nos dá alegria e leveza hoje, nos mantém empenhados em conseguir o que queremos de verdade, por mais difícil que seja. O entusiasmo também aumenta o nosso foco. Quando vibramos por alguma coisa, naturalmente colocamos mais energia nela, direcionamos os nossos pensamentos para nosso objetivo e como podemos superar as dificuldades do percurso. Entusiasmo significa curtir a jornada, viver o Agora, em vez de ficar com a cabeça numa ilusão criada pela nossa mente chamada futuro (trataremos deste tema em detalhes em posts futuros).
Mas e quando o caminho para alcançar um objetivo é duro demais, como nos manter entusiasmados? Aqui vão algumas dicas. Primeiro, você deve ter especificado sua meta corretamente e está convicto que você quer isto  mesmo. Você tem motivos suficientementes fortes para desejar este objetivo. Agora, focalize o momento da chegada! Feche os olhos e imagine como será o dia em que você chegar lá. Veja o que você verá no dia, ouça o que você ouvirá e sinta no seu corpo o que você sentirá. Parece bom? OK, agora perceba que, a cada movimento que você faz na direção do seu objetivo, cada dia que você se dedica um pouco mais, você está se aproximando mais dele. É como a preparação para uma festa, onde você curte sair para comprar roupa, cortar o cabelo, se arruma, etc. Ou aquela viagem de férias, que você começa a organizar com muitos meses de antecedência, pesquisando cada detalhe, que lugares você conhecerá, onde se hospedará, como se transportará. Tenho certeza que o dia que você conseguir o seu grande sonho vai se sentir muito mais feliz do que indo para uma festa ou mesmo viajando para um lugar súper legal. Então, porquê não iria se entusiasmar e vibrar tanto ou mais com a preparação para conquistá-lo?
De agora em diante, preste atenção às suas atitudes e perceba o seu grau de entusiasmo. Não se permita nunca mais fazer as coisas para alcançar o seu sonho de mau humor, reclamando. Quando isto acontecer, pare tudo e fale para você mesmo, em voz alta, com ímpeto e alegria: “Fulano, tenha entusiasmo!” Vibre pelo que você faz e compartilhe esta vibração com os outros. Você verá que as pessoas perceberão isto em você, te darão força, acreditando que você é capaz de alcançar seu grande objetivo. E, com toda a certeza, você será retribuído com ainda mais doses de entusiasmo!
Sucesso a todos!
AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário: