sábado, 1 de janeiro de 2011

Um belo coração


Para que o nosso coração seja belo, é preciso saber o que é a verdadeira beleza e como conquistá-la!

Certo dia um jovem estava no centro de uma cidade e sentindo-se o maior do mundo, começou a divulgar que tinha o coração mais belo do lugar.

Nesse local encontrava-se muitas pessoas, as quais rodearam o jovem, admirando o seu belo coração. Realmente não havia marcas ou qualquer outro defeito. Todos concordaram que ele tinha um coração tão perfeito como jamais tinham visto.

O jovem sentiu-se muito orgulhoso por ter um belo coração.

De repente, apareceu diante da multidão um homem de idade avançada que disse:

- Aposto que o coração deste jovem não é tão bonito como o meu!

A multidão e o jovem olharam para o coração do idoso, que estava batendo com vigor, mas que tinha muitas cicatrizes.

Havia locais em que pedaços tinham sido removidos e outros tinham sido colocados no lugar, mas estes não encaixavam direito, causando muitas irregularidades.

Em alguns pontos do coração, faltavam pedaços.

O jovem olhou para o coração do idoso e disse:

- O senhor deve estar brincando... Compare os nossos corações. O meu está perfeito, intacto e o seu é uma mistura de cicatrizes e buracos!

- Sim, - disse o idoso. Olhando bem, o teu coração parece perfeito, mas eu não trocaria o meu pelo teu. Repara bem; cada uma destas cicatrizes, representa todas as pessoas que eu entreguei o meu amor.

Tirei um pedaço do meu coração e dei para cada uma dessas pessoas. Muitas delas também me deram um pedaço dos seus corações, para que eu colocasse no meu, mas como os pedaços não eram exactamente iguais, por isso é que há irregularidades. Mas continuo a estimá-las porque me fazem lembrar do amor que partilhamos. Mas também dei pedaços do meu coração a quem não me retribuíu. Por isso, há buracos que doem imenso e ficarão abertos, só para me lembrar do amor que senti por essas pessoas. Espero que um dia elas me retribuam, preenchendo esse vazio.

E tu, jovem? Agora entendes o que é a verdadeira beleza do coração?

O jovem ficou calado e as lágrimas escorriam pelo seu rosto.

Muito sensibilizado, aproximou-se do idoso e tirando um pedaço do seu perfeito e jovem coração, ofereceu ao homem, que lhe retribuíu com o mesmo gesto.

O jovem olhou para o seu coração, que não era mais perfeito como era antes, porém, tornara-se mais belo do que nunca. Os dois abraçaram-se e saíram caminhando lado a lado por entre a multidão.

Como deve ser triste, passar a vida com o coração intacto.

"A VIDA SÓ TEM SENTIDO QUANDO A DAMOS PELOS OUTROS".

AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário: