quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Velho homem de cabelo acinzentado


Velho homem de cabelo acinzentado
Sabedoria, cicatrizes e cabelo acinzentado... Apenas isto.

Sentado numa cadeira numa sala vazia. Tranqüilo. Sozinho. Os anos passando diante dos olhos.

Quando eu era jovem era bem sucedido. Tive quatro irmãos e cinco irmãs. Tive amigos e família. Trabalhei muito. Arei aquele campo com nosso cavalo. Posso lembrar-me de tudo bem claramente a maior parte do tempo. Outras vezes... ainda mais claramente. Levantava-me antes do sol brilhar e trabalhava até depois de escurecer.

Lembro-me da guerra que levou minha saúde... e mente. Lembro-me dos dias de choro. Lembro-me de meus amigos agonizando em meus braços. Assisti à notícia. Fiz a notícia. Gostaria de poder mudar a notícia.

Minhas crianças, e suas crianças, e suas crianças, têm vindo me ver ultimamente. Nunca me deram muita atenção. Sei o que significa. Não quer dizer que me amam. Significa que estou morrendo. Fizeram uma festa para mim ontem. Entrei e todo o mundo gritou e então voltaram a conversar um com o outro. Entrei. Só.

Aqui estou. Num asilo. Há flores. Mas não têm cheiro.

Sentado numa cadeira numa sala vazia. Tranqüilo. Sozinho. Os anos passando diante dos olhos. Lembra-se de sua esposa de há muito tempo. Morreu cedo e ele nunca amou outra. Deve ir? Deve ficar? Um pálido pensamento. Até que sons de recordação enchem o ar à sua volta.

O que é isso? É... é. É a canção que minha encantadora esposa tocava no piano todos os dias.

Um velho homem de cabelo acinzentado se esforça e luta e finalmente se levanta. Anda com suas bengalas até a outra sala. Ali um jovem toca a música. Ninguém mais está ali. O velho homem de cabelo acinzentado escuta a melodia e se lembra do cheiro de sua esposa e da cor de seus olhos.

A canção para. O coração continua a batida. O velho homem de cabelo acinzentado volta.

E ali está: Tranqüilo. Sozinho. O velho homem de cabelo acinzentado, esperando... Os anos passando diante dos olhos. Sozinho...
AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário: