
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece Deus. Aquele que nâo ama nâo conhece Deus, porque Deus é amor (1Joâo 4:7-8).
O amor é paciente, o amor é benigno ; o amor nâo é invejoso ; o amor nâo trata com leviandade, nâo se ensoberbece. Nâo se porta com indecência, nâo procura os seus próprios interesses, nâo se irrita, nâo guarda rancor.
Nâo se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1Coríntios 13:4-7).
Ainda que eu falasse línguas, tanto as dos homens como as dos anjos, se eu nâo tivesse amor , seria como o metal que soa ou como o sino que tine . Ainda que tivesse o dom de profecia; o conhecimento de todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé ( a ponto de transportar montanhas ) ; e nâo tivesse amor, eu nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres , ou entregasse o meu corpo para ser queimado , e nâo tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco : que Deus enviou ao mundo, seu Filho unigênito , para vivermos por meio dele. Nisto consiste amor, nâo em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciaçâo pelos nossos pecados.
Amados , se Deus de tal maneira nos amou , também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e em nós o seu amor é aperfeiçoado. Nisto conhecemos que estamos nele e ele em nós , pois que nos deu do seu Espírito . E nós temos visto e temos dado nosso testemunho de que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor ; e aquele que permanece no amor permanece em Deus , e Deus nele . Nisto é em nós , o amor aperfeiçoado, para que no dia do juízo mantenhamos confiança; porquanto, segundo ele é, também nós somos neste mundo.
No amor nâo existe medo. Pois, o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo tem a ver com puniçâo, logo, aquele que teme nâo é aperfeiçoado no amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmâo, é mentiroso.
Pois quem nâo ama a seu irmâo , ao qual viu , como pode amar a Deus , a quem nâo viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmâo (1Joâo 4:9-21 ).
Jesus disse: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração , de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo , semelhante a este , é : Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mateus 22:37-40 ).
O amor nâo faz mal ao próximo, de sorte que o cumprimento da lei é o amor (Romanos 13:10 ).
Ora, o fim do mandamento é o amor de um coraçâo puro, e de uma boa consciência, e de uma fé nâo fingida (1Timóteo 1:5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário