segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Prioridades da vida

Um consultor, especialista em “Gestão do Tempo” quis surpreender a platéia durante uma conferência, Tirou debaixo da mesa um frasco grande de boca larga. Colocou-o sobre a mesa, ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho,e perguntou:
Quantas pedras vocês acham que cabem neste frasco?
Após algumas conjecturas dos presentes, o consultor começou a colocar as pedras, até encher o frasco. Perguntou, então:
-Está cheio?
Todos olharam para o frasco e disseram que sim. Em seguida, ele tirou um saco com pedrinhas bem pequenas debaixo da mesa. Colocou parte das pedrinhas dentro do frasco e agitou-o.
As pedrinhas penetraram pelos espaços encontrados entre as pedras grandes. O consultor sorriu com ironia e repetiu:
-Está cheio?
Dessa vez, os ouvintes duvidaram: - Talvez não...
-Muito bem!
Exclamou o consultor, pousando sobre a mesa um saco com areia, que começou a despejar no frasco. A areia filtrava-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras e pelas pedrinhas.
-Está cheio? – perguntou de novo.
-Não! – exclamaram os ouvintes.
Pegou, então, um jarro e começou a jogar água dentro do frasco, que absorvia a água, sem transbordar. Deu por encerrada a experiência e perguntou:
-Bom o que acabamos de demonstrar?
Um participante respondeu:
- Que não importa o quão cheia está a nossa agenda; se quisermos, sempre conseguimos fazer com que caibam outros compromissos.
-Não! – concluiu o especialista – o que esta lição nos ensina é que, se não colocarmos as pedras grandes primeiro, nunca seremos capazes de colocá-las depois. E quais são as grandes pedras nas nossas vidas?
São os nossos filhos, a pessoa amada, os amigos, os nossos sonhos, a nossa saúde e principalmente Deus. Amém.

Nenhum comentário: