quarta-feira, 9 de junho de 2010
O valor de um dia
Hoje eu estive pensando sobre a importância de 1 dia. Não estive pensando em horas ou em quantos minutos e segundos se fazem um momento de mais ou menos 24 horas. Estive pensando na dimensão de experiências sentidas em um segundo de inquietação ou paz; nos sentidos apurados em frações de momentos; na percepção da multiplicidade de coisas que podem acontecer em um rápido piscar de olhos. Estive pensando, acima de tudo, em quanto deve valer um ÚNICO dia.
Por um dia, podemos deixar de fazer milhões de coisas. Por um dia, podemos lamentar pelo que não foi feito. Por um dia, podemos alimentar uma família, podemos dizer coisas boas, podemos viver coisas incríveis… Ou não; simplesmente nada trazer para casa, nada dizer ao outro, nada viver…
Ao pensar sobre 1 dia, eu pensei em Jesus.
Nós, simples mortais e humanos ainda imperfeitos, lamentamos tantos pequenos pesares como se fossem dores eternas e incuráveis, e que, muitas vezes, são pesares que apenas poderiam durar um único segundo de um dia. Assim, pensei no Irmão.
Ao ouvir histórias e obras realizadas por Jesus como intermédio de Deus, não percebemos que Ele viveu aproximadamente 33 anos (ou mais ou menos) de uma vida de 12045 dias. Repetindo: doze mil, quarenta e cinco dias. Ainda assim, em números parecem pouco tempo… Pois então pensemos matematicamente que, ainda ignorando os anos bissextos, temos uma quantia de 12.045 dias em 33 anos, 289.080 horas e 17.344.800 segundos.
Agora imaginemos que, na sua posição de humano e livre para deixar-se perder pelos instintos naturais, Jesus resistiu a cada dor sentida em uma fração de segundo. Em 40 dias no deserto, no isolamento total, Jesus sentiu aproximadamente 960 horas de angústia e preparação para a crise – Ele foi capaz de tirar ali a paciência para enfrentar todas as crises futuras.
Em 40 dias, Jesus foi capaz de viver na sua própria dor, e a si mesmo. Muitas vezes, nós somos incapazes de viver um único dia enfrentando a nós mesmos.
Em 40 dias, Jesus foi capaz de chorar e estar a sós com Deus. Nós, muitas vezes, mal somos capazes de chorar e recusamos ser humildes e pedir auxílio ao Pai.
Em 40 dias, Jesus ainda não conseguiu se fortalecer por completo e esquecer o seu fardo, mas, foi fortalecido para enfrentar o que estava por vir. E nós, muitas vezes, em 90 dias não nos fortalecemos, esquecemos nosso fardo e não enfrentamos nossas dores.
Em 33 anos, Jesus esteve com Deus, sem fechar a porta ao Pai por um único minuto. Nós, muitas vezes, em um único dia esquecemos quem é Deus.
No valor de um dia, eu comecei a acreditar que nós, humanos ainda imperfeitos, somos incapazes de sentir o quanto é profundamente infinito 1 dia. Parece-me que ainda não estamos cientes de tudo o que podemos fazer em um único segundo de um dia. Pois bem, apenas para ilustrar: um único piscar de olhos a alguém que chora dura muito menos que um segundo, e é capaz de fazer toda a diferença.
A eternidade de um dia é tão provável e lógica que bastam números para perceber concretamente; ainda que possamos sentir o quão infinito é um dia, mas, como preferem acreditar por provas, que assim seja. Matematicamente, os números são infinitos. Assim começamos provando o quanto vale um dia. 1 dia equivale a um conjunto de horas; este conjunto equivale a outro conjunto (o de minutos); o conjunto de minutos equivale ao conjunto de segundos, que equivale ao conjunto de frações de segundos; que equivale a outro de outras frações e assim se prossegue num linha incalculável e interminável que até grandes físicos se atrapalhariam.
Em um dia, eu fui suficientemente fraco para esquecer das maravilhas do dia anterior. Em um único dia, eu fui suficientemente sábio para mudar todo o percurso de uma vida inteira de mais vários dias pela frente. Em um único dia, eu fui suficiente para pecar às minhas próprias palavras (quem dirá as de Deus!). Em um dia, eu fui suficientemente egoísta e insensível para não dizer que amo alguém.
Um único dia foi suficiente para que eu percebesse a sua importância e valor. Um único dia foi importante para que eu percebesse que quero chorar e rir.
Em menos de 1 dia, eu pude insultar uma outra pessoa. Em menos de 1 dia, eu pude ferir uma pessoa por uma vida toda.
Em menos de um dia, fui capaz de fazer toda a diferença. Em menos de um dia, eu pude refletir sobre o valor de 1 dia.
Em menos de um dia, eu pude escrever sobre minhas reflexões.
Em menos de um minuto, eu pude dizer a Deus que o amo; em outra parte de um minuto eu pude terminar uma única palavra tão imensa quanto um único dia: obrigado.
E você, cara pessoa, o que pode pensar sobre 1 dia?
AUTOR DESCONHECIDO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário