quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Otimismo e fé

Otimismo é a visão da bagunça arrumada, fé é a certeza do coração ajeitado... as duas coisas são boas demais quando habitam em corações decididos.
O otimista sempre esta a espera de grandes coisas , ainda que a realidade apresente o pior, e o que tem fé é convicto que o melhor vai acontecer ainda que os ventos soprem em direção ao pior...

Eu tenho uma fé tamanha e sou otimista, nunca gostei de ver o lado ruim das coisas e nem das pessoas, e isto nos coloca sujeitos a decepções e também tropeços , porque sempre haverá um pessimista pra jogar água fria no que você acredita, pra torcer contra tudo que você espera , pra dizer "não te falei , que não ia dar certo" ? , estes ainda são profissionais em dizer "sou realista", "sou sincero" , o mesmo são os incrédulos, os que não tem fé, os que só sabem jogar pelo esgoto tantas promessas lindas , os que andam com o exterior cheio de Deus , mas o interior vazio de seus feitos.

Só sei dizer que mesmo em meio a estes embaraços , a fé e o otimismo são fundamentais na vida daquele que sonha, na vida daquele que passa por situações adversas, no coração daquele que acredita no impossível e se você manter estas duas chamas acesas em sua vida, acredite , muita coisa boa vai acontecer, mesmo que os obstáculos venham surgir, muitas realizações e conquistas Deus tem pra você...

Tenham certeza que o Otimismo faz florescer suas idéias, seus caminhos, suas certezas e a fé fortalece suas idéias, te instrui em seus caminhos , ilumina suas certezas e te faz vencer em meio as incertezas alheias...

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

À Procura da Felicidade

Um homem não conseguia encontrar a felicidade em lugar nenhum. Um dia ele resolveu sair pelo mundo à procura da felicidade. Fechou a porta da sua casa e partiu com a disposição de percorrer todos os caminhos da terra até encontrar o lugar de ser feliz. Aonde chegava reunia um grupo a quem explicava os planos que tinha para ser feliz.

Afirmava que seus seguidores seriam felizes na posse de regiões gigantescas, onde haveria montes de ouro.

Mas o povo lamentava e ninguém o seguia. No dia seguinte novamente partia. Assim, foi percorrendo cidades e cidades, de país em país, anos a fio. Mas um dia percebeu que estava ficando velho sem ter encontrado a felicidade.  Seus cabelos tingiam-se de branco, suas mãos estavam enrugadas, suas roupas esfarrapadas, os calçados aos pedaços.

Além disso, estava cansado de procurar a felicidade, tão inutilmente. Enfim, depois de muito andar, parou em frente de uma casa antiga. As janelas de vidro estavam quebradas, o mato cobria o canteiro do jardim, a poeira invadia quartos e salas.

Ele olhou e pensou que ali, naquela casa desprezada e sem dono, ele construiria a sua felicidade: arrumaria o telhado, colocaria vidro nas janelas, pintaria as paredes, cuidaria do jardim. "Vou ser feliz aqui" disse ele.

E o homem cansado foi andando até chegar a porta. Quando entrou, ficou imóvel, perplexo! Aquela era a sua própria casa, que ele abandonou há tantos anos à procura da felicidade.

Então ele compreendeu que de nada tinha adiantado dar a volta ao mundo, pois a felicidade estava dentro da própria casa e ele não tinha percebido.

Per . . . doar

Aprendi, outro dia que perdoar é a junção de "per" com "doar".

Doar é mais do que dar. Doar é a entrega total do outro.

O prefixo "per" que tem várias acepções, indica movimento no sentido "de" ou em "direção" a ou "através" ou "para" etimologicamente falando, portanto, perdoar, quer dizer doar ao outro a possibilidade de que ele possa amar, possa doar-se.

Não apenas quem perdoa que se "doa através do outro".

Perdoar implica abrir possibilidades de amor para quem foi perdoado, através da doação oferecida por quem foi agravado.

Perdoar é a única forma de facilitar ao outro a própria salvação.

Doar é mais do que dar: é a entrega total...

Perdoar é doar o amor, é permitir que a pessoa objeto do perdão possa também devolver um amor que, até então, só negara...

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Qual a distância entre você e Deus?

 Não há como medir o tamanho de Deus. Ele não cabe na imensidão do Universo. Não existe um único lugar que seu Espírito não possa perscrutar. Não existe uma única pessoa que não mereça a sua atenção e seu amor. Ele é maravilhoso em seus planos e perfeito em suas obras.
Contudo, para muitos o Senhor está tão longe! E quando se está longe de Deus, Ele parece muito pequeno e fraco. Temperamental e vaidoso.

Ao se chegar, por exemplo, em um mirante de onde se pode avistar toda a cidade, podemos colocar edifícios de dezenas de andares entre dois dedos: o polegar e o indicador. O grande edifício fica pequeno, medindo centímetros. Assim também são as paisagens vistas de um avião. As pessoas ficam do tamanho de formigas, até mesmo desaparecem, as casas, as grandes construções e as largas avenidas também se tornam minúsculas.

Mas, à medida que nos aproximamos do pouso, as grandes edificações ficam enormes diante de nós, tudo é redimensionado. Assim acontece com o nosso relacionamento com Deus. Quanto mais próximos estamos Dele, mais experimentamos do seu poder, e da sua grandeza, vemos como somos pequenos e frágeis.

Qual é o tamanho de Deus para você? Qual o tamanho do poder de Deus para você? Dependerá da distância que você se encontra Dele.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Em direção ao oceano

Como é belo o correr das águas de uma rio, com sua força e imponência. Conta-se que um pingo de água ficou todo contente quando caiu no rio. Este era seu sonho: tornar-se rio.
Quanto mais corria no leito sereno, mais se identificava com o rio. Sentia-se extremamente realizado por dar a vida a toda a terra ao seu redor. Plantas cresciam, sementes brotavam, crianças brincavam, homens pescavam… Por onde passava, o rio deixava um pouco de vida e alegria.

Mas o que aquele pingo de água não esperava era o enorme oceano à sua frente. Tremeu de medo quando viu tanta água. Olhou para trás, para sua longa jornada: as colinas, as cachoeiras, o caminho sinuoso através da floresta, a longa planície. Não era possível, depois de tanto esforço, de tanta superação, desaparecer no meio de tanta água. No meio de tantas outras gotas, não seria mais notado.

Mas não há outra maneira, não há como retornar. É preciso arriscar-se e tornar-se oceano. Quando as águas do rio misturam-se com as águas do oceano, aquela insignificante gota deixa de sentir medo e é inundada pelo sabor da realização.

-Há pouco tempo, eu era apenas uma gota perdida no céu, e hoje tornei-me parte do oceano. Que glória! – pensou feliz.

Para refletir
Nunca julgue as coisas, pessoas e situações sem antes refletir com cuidado. Diante de uma situação nova, é normal sermos tomados pelo medo e pela insegurança. Mas o que não percebemos de imediato é que esses momentos são na verdade uma nova oportunidade de crescermos, de sermos melhores, mais felizes.

Diante de um desafio, enfrente-o e tire dele alguma boa lição. Assim como o rio diante do mar, retornar é impossível. A única alternativa é ir em frente e arriscar. O que à primeira vista é um desaparecimento, uma dor, transforma-se em renascimento, em realização, em glória.

Encare a vida como o rio diante do mar: humilde para reconhecer a posição inferior, mas corajoso para integrar-se com o novo mundo e colher dele todos os seus benefícios. Força, torne-se oceano!

Que situações me deixam com medo e apreensão? Alguma vez no passado, senti-me como o rio diante do oceano: incapaz de agir e com vontade de desistir? Como superei aquele momento? Que lição aprendi com ele? Quem me ajudou? Quais são os meus pontos de apoio nos momentos mais delicados da vida?

domingo, 26 de outubro de 2014

Cristo verdadeira amizade

Quando precisares, lembra-te de mim, estarei
ao teu lado.

Quando estiveres triste, lembra-te de mim,
estarei presente para te consolar.

Quando sentires vontade de chorar, lembra-te de mim, meu ombro é todo teu.

Quando precisares de alguém para conversar, desabafar, lembra-te de mim, estarei te ouvindo.

Quando sentires carência, lembra-te de mim, dar-te-ei carinho.

Quando sentires necessidade de um pouco de paz, lembra-te de mim, dar-te-ei a paz de que
necessitas.

Quando sentires a falta do amor verdadeiro, lembra-te de mim, dar-te-ei esse amor.

Se precisares de tudo isso e mais... mesmo que não creias em mim, lembra-te... e procura-me.

Aqui estarei.

Mas se não me procuras, porque achas que não necessitas de mim, mesmo assim, lembra-te: estarei sempre ao teu lado.

sábado, 25 de outubro de 2014

Deus existe, e ama

 
Deus existe, e se Ele existe, Ele ama. É inconcebível, vai contra a lógica, é totalmente inadmissível a idéia de que Deus possa odiar.
Ele não seria Deus se odiasse. E se Ele amasse, ainda que só um pouco menos, também não seria Deus.
Por isso, Deus existe e ama, porque amar para Deus é a mesma coisa que existir; existir, para Deus, é a mesma coisa que amar. Se Deus deixasse de amar Ele deixaria de existir.

Um ser humano pode existir e não amar, mas Deus não pode. Quando digo que Deus ama, afirmo que Deus existe. Quando afirmo que Deus existe, afirmo que Ele ama, e não apenas que Ele tem amor; como São João, eu digo que muito mais do que ter amor, Deus é o próprio amor.

Porque Deus ama, eu acredito piamente que Ele se importa com toda a sua criação e com cada ser que Ele criou. Minha crença em Deus tem que passar pela certeza de que Deus ama; no primeiro momento que eu negar que Deus ama, estarei negando Deus.

Digo mais: a descoberta do amor de Deus é a verdadeira descoberta da existência de Deus. Alguém que afirmasse a existência de Deus, mas duvidasse do Seu amor, não estaria acreditando na existência de Deus.

Para crer que Deus existe, eu preciso crer que Ele ama. Pode até acontecer de eu não amá-lo direito, mas não posso negar que Ele me ama. Por isso, essas duas expressões devem sempre andar juntas quando falamos de Deus. Existe e ama! Não é possível uma sem a outra. Eu posso existir e não amar. Deus não pode.

Pe. Zezinho,

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Uma nova luz

         
Queira estar bem neste momento, existe um bom estado de espírito diante destas oportunidades que têm sempre a lucidez como prumo em nosso poder de decidir, começar a dar o primeiro passo.

Os outros serão a persistência do prosseguir, construímos nosso caminho ao caminhar pela vida. Existe uma grande esperança dentro de você, então, alimente-a com amor, acredite, siga tua intuição.

Você verá que algo profundamente importante mudara sua vida. Queira sempre ir mais além... descubra o sabor dos mistérios que existem dentro de nós , siga teu caminho... estas com luzes a iluminá-lo este e seu momento com muitas esperanças em teu coração...

Caminhe sempre sorrindo e encontrarás portas abertas... a felicidade é alegre, festiva e tem mil formas de se apresentar como agora, neste momento...

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Limites


Qual o seu limite para sonhar e realizar objetivos em sua vida? Nenhum. O limite é você quem impõe.Você é a única pessoa que pode colocar restrições nos seus desejos.Veja que as grandes realizações do nosso século acontecerão quando alguém resolveu vencer o impossível.

Nas navegações, encontramos um Colombo determinado a seguir viagens pelo mar, mesmo estando cansado de ouvir que o mar acabava e estava cheio de monstros terríveis. Santos Dumont foi taxado de louco tantas vezes que nem mais ligava para os comentários, até fazer subir seu 14 Bis. Ford foi ignorado por banqueiros e poderosos que não acreditavam em carros em série. Einstein foi ridicularizado na Alemanha.

Desistir de nossos projetos, ou aceitar palpites infelizes em nossas vidas é mais fácil do que lutar por eles. Renunciar, chorar a derrota é mais simples pelo simples fato de que não nos obriga ao trabalho.

E ser feliz dá trabalho. Ser feliz é questão de persistência, de lutas diárias, de encantos e desencantos. Quantas pessoas passaram pela vida e te magoaram?


Quantas passarão pela sua vida só para roubar tua energia? Quantos estarão realmente preocupados com você? A questão é como você vai encarar essas situações. Como ficarão seus projetos: eles resistirão às amarguras e desacertos do dia a dia? O objetivo você já tem: ser feliz! Como alcançar você já sabe: lutando! Resta saber o quanto feliz você realmente quer ser. E principalmente: qual o limite que você colocou em seus sonhos.


Lembre-se: não há limites para sonhar... Não se limite. Vá a luta! O impossível é apenas algo que alguém ainda não realizou!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Viva

Viva intensamente a aurora de cada dia. Faça de cada momento um devaneio contínuo. Torne-se mais e mais forte.  Sonhe e conquiste seus sonhos. Acorde a cada amanhecer, com a certeza de que tudo poderá acontecer.

Sorria e consiga todos os bens que o sorriso pode lhe dar pois sempre que você sorrir uma estrela há de brilhar. Supere-se Seja melhor do que você já é conquiste superioridade a cada dia. Faça tudo o que você quiser.

Brilhe e seja brilhante até nos passos em falso que a vida dá. Tente, tente até conseguir o que quer, brilhe o máximo que você puder. Ame pois o amor é fundamental. Tenha sempre alguém ao seu lado no caminho pois, como dizia o poeta:
"É impossível ser feliz sozinho(a)!" 

Ivete Tayar

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Agir por amor

Conta-se que esta história se passou num acampamento para refugiados no coração da África. Havia ali muitas crianças feridas, abandonadas e sem esperança nenhuma de vida. Sofriam pela fome, sede e falta de afeto. A única atenção que recebiam era a dos missionários.
Certo dia, apareceu por ali um jornalista que fazia uma matéria sobre as guerras e os seus estragos. Foi ao acampamento e acompanhou o trabalho de irmã Lurdes durante um dia inteiro. À noite, já esgotado pelo cansaço, calor e, principalmente por ver tanto sofrimento e dor, o jornalista disse à missionária:

- Irmã, eu não faria o trabalho que a senhora faz nem que me dessem todo o dinheiro do mundo.

A irmã olhou para ele com ternura e respondeu:

- Eu também não. Não faria isso por dinheiro nenhum. Faço este trabalho por amor a Deus e a todos estes que sofrem.

Para refletir
Por amor, somos capazes de fazer as coisas mais difíceis do mundo como se fossem as mais fáceis. Por amor, somos capazes de realizar os maiores sacrifícios e superar todas as dificuldades. O amor nos modifica, nos humaniza e nos embeleza.

O amor nos dá força, nos anima, nos motiva, nos impulsiona a grandes feitos. Quando amamos a Deus e o nosso próximo verdadeiramente, somos capazes de nos doar a eles e assisti-los em todas as suas necessidades.

Pelo amor nos tornamos melhores e mais dignos. O amor transforma o ser humano. Invista no amor. O amor não custa nada, mas tem valor inestimável.

Até onde eu iria em nome do amor? Seria capaz de realizar grandes obras por amor a Deus e ao próximo? Que tipo de obras? O que já fiz motivado pelo amor gratuito? Olhando para a minha vida hoje, como vejo a influência do amor nas minhas atitudes? O que poderia fazer para permitir uma ação maior do amor na minha vida? Como as pessoas que convivem comigo poderiam ajudar?

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Avance Sempre

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar.
Mas é importante não parar.
Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso.
Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Continue andando e fazendo.
O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se.
A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.
Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.
Não desperdice a base que você já construiu.
Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.
Pode não ser muito, mas vai mantê-lo no jogo.
Vá rápido quando puder.
Vá devagar quando for obrigado.
Mas, seja lá o que for, continue.
O importante é não parar!

domingo, 19 de outubro de 2014

Acreditar

Você precisa ter sonhos,  para que possa se levantar todas as vezes que cair.

Acreditar, que a toda hora, acontecerá coisas boas e mudará o rumo da sua vida.

Você precisa ter sonhos grandes e pequenos, os pequenos, são as felicidades mais rápidas, os grandes, lhe darão força para suportar o fracasso dos sonhos pequenos.

Você tem que regar os teus sonhos todos os dias, assim como se rega uma planta, para que cresça ...

Você precisa dizer sempre, a você mesmo: vou conseguir! vou superar! vou chegar no meu sonho!

Fazendo isso, você estará cultivando sua luz, a luz de sempre ter esperanças, que nunca poderá se apagar, pois ela é a imagem que você pode passar para as outras pessoas, e é através dessa luz que todos vão lhe admirar, acreditar em você e te seguir.

Mire na Lua, pois se você não puder atingi-la, com certeza irá conhecer grandes estrelas... ou, poder ser uma delas.

sábado, 18 de outubro de 2014

Posso ao menos sorrir…

Santa Teresa diz que é preciso alimentar o amor.

A lenha não se encontra ao nosso alcance quando estamos nas trevas, na aridez, mas não estaremos obrigados a lançar ao menos umas palhinhas?

Jesus é suficientemente poderoso para conservar sozinho o fogo, todavia fica contente por nos ver alimentá-lo, é uma delicadeza que lhe agrada e então lança ele no fogo muita lenha.

Nós não o vemos, mas sentimos a força e o calor do amor. Tenho feito a experiência.

Quando não sinto nada, quando não sou capaz de rezar, de praticar a virtude, é esse o momento de procurar pequenas ocasiões, pequenos nada que dão mais prazer a Jesus que o império do mundo, mais do que o martírio sofrido heroicamente.

Por exemplo, um sorriso, uma palavra amável quando teria vontade de não dizer nada ou de mostrar um ar aborrecido…"

O texto está mais do que claro: Quando achamos que não temos nada a oferecer, quando achamos que nossas forças estão enfraquecidas, quando entendemos que nossa oração é vazia e fraca, aí Jesus se rejubila.

É aí que Ele se manifesta em nós, dando-nos a força que pensávamos ter sido extinguida.

Façamos um breve exercício de reflexão, e veremos quanto Jesus se faz presente nesses momentos.

Não nos esqueçamos da promessa de Jesus "Eis que estarei convosco até o fim dos tempos!" 

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Guerreiro deve superar a rejeição

Para o guerreiro, não existe amor impossível. Ele não se deixa intimidar pelo Silêncio, pela indiferença ou pela rejeição.

Sabe que atrás da mascara de gelo que algumas pessoas usam existe uma criança que pede e precisa de amor.

Por isso, o guerreiro arrisca mais que os outros; sabe que só tem coragem de  lutar  pelos seus sonhos quem respeita seu coração.

Ele busca incessantemente o amor de alguém- mesmo que isto signifique escutar muitas vezes a palavra “não” voltar para casa com o  saber  de derrota nos lábios, sentir-se rejeitado em corpo alma.

Um guerreiro não se deixa assustar quando busca o que precisa. O que lhe traz alegria na vida é sua disposição para o combate.

Paulo Coelho

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Você gosta?

 Você gosta do meu vestido? ela perguntou à uma estranha que passava.
- Minha mãe fez para mim. Ela disse com uma lágrima nos olhos.
- Bem, eu acho que é muito bonito, mas me conta, por que você está chorando?
Com um ligeiro tremor na voz a menina respondeu.
- Depois que mamãe me fez este vestido, ela teve que ir embora.
- Bem, disse a senhora, agora você deve ficar esperando por ela, estou certa que ela voltará em breve.

- Não madame, você não entendeu, disse a criança, meu pai disse que ela agora está lá em cima, no céu, com meu avô.
Finalmente a mulher percebeu o que a criança quis dizer e por que ela estava chorando. Ajoelhando-se suavemente embalou a criança nos braços e a acariciava enquanto juntas choravam.

Então, de repente, a menina fez algo que a mulher achou muito estranho. Ela parou de chorar e começou a cantar.
Ela cantava tão suavemente que era quase um sussurro.
Era o mais doce som que a mulher já tinha ouvido, quase como uma canção de um pássaro. Quando a criança parou de cantar, explicou à senhora, - Minha mãe cantou esta canção para mim antes de ir-se embora, e ela me fez prometer sempre cantar quando começasse a chorar, que isso me faria parar.

Veja, ela exclamado, cantei e agora meus olhos estão secos!
Quando a mulher virou-se para ir embora, a pequena menina agarrou sua roupa, - Senhora, você pode ficar apenas mais um minuto?
Eu quero mostrar-lhe algo. - Claro que sim.
Ela respondeu, o que você quer que eu veja?
Apontando a uma mancha no vestido, ela disse,
- Aqui está a marca de onde minha mãe beijou meu vestido,
e aqui, disse apontando outra mancha, é outro beijo, e aqui, e aqui, a mamãe disse que colocou todos esses beijos em meu vestido de modo que eu sempre tenha seus beijos se algo me fizer chorar.

Então a senhora percebeu que não estava apenas olhando para um vestido. Não, ela estava olhando para uma mãe que sabia que ia partir e que não estaria presente para beijar as lesões que a filha viesse a ter. Assim ela pegou todo o amor que tinha por aquela pequena menina bonita e os colocou no vestido, vestido que agora a criança usava tão orgulhosamente.

Ela já não via apenas uma pequena menina dentro de um simples vestido, ela via uma criança embrulhada no amor de sua mãe.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Na Hora do Silêncio

Quando te encontrares em qualquer dificuldade emocional, recorda o  silêncio como instrumento divino de construção e paz. Confuso, ele te ajudará a encontrar soluções adequadas.

Indeciso, ele te ajudará a fortalecer a idéia de maior equilíbrio. Desacreditado, ele te ajudará a reconhecer que o mais importante  é acreditares em ti mesmo. Perseguido, ele te ajudará a compreender  os perseguidores.

Injuriado, ele te ajudará a continuar apesar dos espinhos.
Vencido, ele te ajudará no refazimento de tuas forças.
Revoltado, ele te ajudará a entender o valor da resignação no processo de  auto-aperfeiçoamento. Ressentido, ele te ajudará a lutar contra o melindre.

Injustiçado, ele te ajudará a perceber que o perdão rompe a cadeia do mal. Incompreendido, ele te ajudará a sustentar a paciência.

Toda vez que te sentires em dificuldades emocionais, pensa um pouco mais antes de  qualquer atitude impetuosa e recorda que, diante de Pilatos, o silêncio de Jesus  representou, para sempre, a vitória do bem imperecível sobre a incompreensão  transitória.
  

Autor: André Luiz

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Trocas

Há pessoas que não sabem o que é o sorriso. E por isso o trocam por uma lágrima. Não sabem o que é um canto. E o trocam por um grito de agonia. Não sabem o que é uma amizade. E a trocam pela antipatia.

Não sabem o que é o amor. E o trocam por um grande ódio. Não sabem o que é a paz. E a trocam pela intriga. Não sabem o que é a verdade. E a trocam por um mundo corrido de mentiras.

Não sabem o que é uma flor, uma árvore, uma paisagem. E trocam-nas por uma poluição desenfreada não sabem o que é o diálogo. E se trancam dentro de si mesmas. Não sabem o que é união. E vivem isoladas. Não sabem quem é Deus.

E o trocam por superstições vazias. Não sabem o que é vida. E vivem trocando-a pela morte. Todas estas trocas são feitas  porque o mais cômodo tem caminhos mais fáceis. Mas a verdade é uma só: lutar, perseverar, servir, servir .

As trocas pelo mais cômodo, pelo mais fácil, não levam a lugar nenhum. Pelo contrário: atrapalham, esvaziam, machucam, destroem.

Reflexão Fortalece o teu espírito, para que não te destruam desgraças inesperadas.

Mas não inventes falsos infortúnios...   

Tenha Deus...

Tenha Deus como seu Amigo...
E para onde você for, vá com Ele...

E quando você quiser escutar uma palavra de conselho, dê preferência à dele...

E quando você estiver vacilando, consulte-o...

E quando você estiver alegre, peça-lhe para prolongar sua alegria...

E quando você se sentir feliz e vencedor, divida com ele sua vitória e sua felicidade.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Corrida de Bicicleta

A vida é como uma grande corrida de bicicleta, cuja meta é cumprir a lenda pessoal. Na largada, estamos juntos compartilhando camaradagem e entusiasmo. Mas, a medida que a corrida se desenvolve, a alegria inicial cede lugar aos verdadeiros desafios: o cansaço, a monotonia, as dúvidas sobre a própria capacidade.

Reparamos que alguns amigos desistiram do desafio - ainda estão correndo, mas apenas por que não podem parar no meio de uma estrada; eles são numerosos, pedalam ao lado do carro de apoio, conversam entre si, e cumprem uma obrigação.

Terminamos por nos distanciar deles; e então somos obrigados a enfrentar a solidão, as surpresas com as curvas desconhecidas, os problemas com a bicicleta. E, ao cabo de algum tempo, começamos a nos perguntar se vale a pena tanto esforço.

Sim, vale a pena. É só não desistir.

domingo, 12 de outubro de 2014

Caminhos da vida

Quando cortas uma flor para ti, começas a perdê-la... Porque murchará em tuas mãos e não se fará semente para outras primaveras. Quando aprisionas um passarinho para ti, começas a perdê-lo... Porque não mais cantará no bosque para ti nem criará outros passarinhos em seu ninho.

Quando guardas teu dinheiro começas a perdê-lo... porque o dinheiro não vale por si, mas pelo o que com ele se pode fazer. Quando não arriscas tua liberdade para tê-la, começas a perdê-la... Porque a liberdade que tens se comprova quando te atiras optando e decidindo.

Quando não deixas partir o teu filho para a vida, começas a perdê-lo... Porque nunca o verás voltar para ti livre e maduro. Lembre-se sempre.

Não existe preço para a Liberdade , mas uma belíssima recompensa para quem a utiliza com despreendimento de alma ... Ter para sempre, junto à si a Fidelidade daqueles que livres dos grilhões , se comprazem em serem seus eternos admiradores !

Quem Ama ... Liberta com a certeza da volta espontânea ao aconchego ! Aprende no caminho da vida  a paradoxal lição da experiência:

SEMPRE GANHAS O QUE DEIXAS E PERDES O QUE RETÉNS...

sábado, 11 de outubro de 2014

Pipocas da vida...

 Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.

São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.

Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo!

Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.

Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM!

E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.

A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Deus é o fogo que amacia nosso coração, tirando o que nele há de melhor! Acredite que para extrairmos o melhor de dentro de nós temos que, assim como a pipoca, passar pelas provas de Deus.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Viagem interior

 Se você está com os olhos bem abertos, experimente fechá-los... Agora abra-os somente para o lado de dentro, pois chegou a hora de visitar por alguns instantes seu mundo interior!

Faça esse passeio calmamente aí por dentro de você e faça pausa mais longas nas boas imagens que você tem guardada. Não há problema algum em visitar o seu arquivo, ou o seu velho baú, se for para buscar inspiração no passado, para alimentar e dar força para o presente.

Atenha-se ao que de mais precioso você viveu...
Um momento, um amor e você, uma época e você, um toque e você, uma pessoa e você, outra pessoa e você, você, você e depois você.

Momentos, pessoas, amigos, amores caminhos e mais caminhos. Alguém especial vem se formando e se esculpindo pelo tempo e pela história desse tempo. Hoje é um novo dia.

Você é feliz pelo sonho de menino, ou de menina, que você vem cultivando dia após dia, ano após ano. Se quiser abrir os olhos, abra-os bem e procure revelar a criança que ainda brilha em você à sua imagem hoje.

Hoje é um novo dia! Agradeça. A vida continua! Hoje vai ser mais um dia na construção da sua história. As cenas do dia que começa, também vão ficar marcadas. Hoje você escreve mais uma boa página nessa história.

Está no ar a criança, o menino, a menina que você sempre será! Coração aberto, sorriso pronto, abraço fácil, beijo sincero. Na rua no trabalho ou em casa, todo mundo vai notar que está diante de alguém muito especial:

VOCÊ!!!
       

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A esperança

 Me mostra, papai! Disse a garotinha.
- Você quer ver o mundo, não é? Ele perguntou.
- Eu tenho muita esperança, papai!

O pai da menina lembrou-se do tempo em que era criança e seu pai o colocava sobre os ombros.
- Eu quero que você veja como é distante onde você pode ir na vida, filho. Ele dizia.

E estando confortável e seguro, ele olhava ao redor e sorria. - Espero que eu possa ir tão distante, papai! Dizia apontando lá longe. - Meu filho, você pode ir tão distante e ainda mais! Seu pai o garantia.

E então está, agora, com a própria filha.
- Papai aquela montanha é o mais longe que eu posso ir?
Ela perguntou. - Meu amor, aquela montanha pode bloquear sua vista agora, mas eu prometo que você subirá sobre ela um dia. A vida está cheia de montanhas. Alguns as vêem como barreiras intransponíveis. Outros as vêem como degraus que os coloca onde jamais sonharam.

- Mas aquela montanha é tão grande! Espero conseguir subi-la! Diz a jovem criança.
- Deus fez aquela montanha tão grande para que você se torne forte o suficiente para ir em busca de seus sonhos. Ele poderia fazer sua viagem mais fácil e plana. Mas que valor teria tal viagem? Qualquer um pode viajar por um caminho fácil. Mas são os grandes escaladores de montanha que têm a admiração da maioria.

- Espero que eu não caia!
- Mas aí você recomeça de onde caiu ou começa tudo novamente desde lá de baixo. De um jeito ou de outro, cada passo em direção ao topo é necessário. O importante não é a quantidade de passos dados, mas sim cada passo dado.

A criança suspirou profundamente.
- Quando eu começo a subir? Ela perguntou.
- Você já está pronta, porque você pode ver
em sua mente. Veja-se no topo daquela montanha.
Ele pediu. - Eu posso ver! Ela disse excitada.

- E o que vê? Ele perguntou.
- Você sempre perto de mim, papai!

E assim é a vida. Para fazer chegar, você deve se ver lá.
Para começar você precisa ver onde termina.
E para apreciar a viagem, você precisa apreciar
aqueles que o ajudaram a chegar.

A esperança é algo com asas, que o levanta o suficientemente alto para ver a verdade.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O milharal

Seu Matias era o maior plantador de milho da região. Seu milharal era excelente. As espigas eram enormes; e os grãos, de grande qualidade. A cada ano, a colheita era mais farta e ele ganhava muitos prêmios. Todos queriam saber qual era o segredo de seu Matias.
Um dia, um repórter da cidade resolveu fazer uma matéria na fazenda e aí descobriu que seu Matias repartia com seus vizinhos, todos os anos, as melhores sementes que tinha. Surpreso, o repórter questionou:

- Por que o senhor faz isso, se os seus vizinhos são os seus concorrentes? Se eles produzirem mais, o preço do milho vai baixar e o senhor vai ter menos lucros.

Seu Matias respondeu com muita confiança:

- Por quê? Fácil. O pólen do milho é levado pelo vento de campo em campo. Se meus vizinhos cultivarem o milho ruim, fraco, a polinização fará com que o meu milho fique cada vez mais fraco e com menor qualidade. Se eu quiser cultivar um milho bom. tenho de ajudar meus vizinhos a ter milho bom também.

Para refletir
As virtudes e as boas ações são contagiantes, assim como o pólen do milho. Se vivermos num espaço onde todos são virtuosos, não será difícil desenvolvermos nossas virtudes. Porém, quando estamos rodeados de pessoas inescrupulosas, egoístas, de mau caráter, certamente seremos influenciados por elas.

Escolha bem as suas companhias. Forme o seu ciclo de amigos pensando nisso. Se você quiser viver bem, com qualidade, é preciso criar um ambiente para isso. Ajude as pessoas ao seu redor a serem virtuosas e isso ajudará você a viver melhor. Todo o bem que você fizer ao próximo voltará para você e fecundará sua vida.

Como é o "milharal" da sua vida? Seus frutos são de qualidade? Produz virtudes em abundância? Como a lição da parábola pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida? O que é possível fazer para ajudar as pessoas ao seu redor a serem mais virtuosas e realizadas?

terça-feira, 7 de outubro de 2014

A prece e as crianças

Um pastor protestante, depois de constituir família, não tinha mais tranquilidade para orar. Certa noite, ao ajoelhar-se, foi perturbado pela brincadeira das crianças na sala. "Manda os meninos ficarem quietos!" gritou.

Assustada, a mulher obedeceu. Desde então, sempre que o pastor chegava em casa, todos ficavam em silêncio no momento da reza.

Mas sentia que Deus não o escutava mais. Uma noite, no meio da prece, perguntou ao Senhor: "o que esta' havendo? Tenho a paz necessária, e não consigo orar!"

E um anjo respondeu: "Ele escuta palavras, mas não escuta mais os risos. Ele nota a devoção, mas não vê mais a alegria".

O pastor levantou-se, e de novo gritou para a mulher:"
Manda as crianças brincarem! Elas fazem parte da reza!"
E suas palavras tornaram a ser ouvidas por Deus.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Com o tempo.

Você aprende que estar com alguém só porque esse alguém
lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado...

Com o tempo.

Você se dará conta que casar só porque “está sozinho(a)”, é
uma clara advertência de que o seu matrimônio será um fracasso...

Com o tempo.

Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja...

Com o tempo.

Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho(a),com certeza uma hora você vai desejar não voltar a vê-la...

Com o tempo.

Você se dará conta de que os amigos verdadeiros valem mais
do que qualquer montante de dinheiro...

Com o tempo.

Você entende que os verdadeiros amigos se contam nos dedos,
e que aquele que não luta para os ter, mais cedo ou mais tarde se verá rodeado unicamente de amizades falsas...

Com o tempo.

Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva, podem continuar a magoar a quem você disse, durante toda a vida...

Com o tempo.

Você aprende que desculpar todos o fazem, mas perdoar, só as almas grandes o conseguem...

Com o tempo.

Você compreende que se você feriu muito um amigo,
provavelmente a amizade jamais será a mesma...

Com o tempo.

Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada
pessoa, é irrepetível...

Com o tempo.

Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados...

Com o tempo.

Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o
terreno de amanhã é demasiado incerto para fazer planos...

Com o tempo.

Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o
futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele
instante...

Com o tempo.

Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama, dizer que sente falta, dizer que precisa, dizer que quer ser amigo... junto de um caixão... ...deixa de fazer sentido...

Com o tempo.

Por isso, recorde sempre estas palavras:
“O homem torna-se velho muito rápido e
sábio demasiado tarde”.

Exatamente quando:
“JÁ NÃO HÁ TEMPO!”

domingo, 5 de outubro de 2014

Qual será sua Escolha?


Uma família havia comprado um carro novo 0km. detalhe, por detalhe; o estofamento; a cor...tudo lindo. O pai amava aquele  carro  seu esforço estava ali. Saíram ele, sua esposa e o pequeno de ambos, de somente 3 anos. Chegando a um posto de serviços descem os pais e deixam o pequeno no carro.

A criança encontrou um marca texto e começou a escrever em todo aquele estofamento; com muita alegria, entusiasmo e amor. Considerando que as crianças fazem estas coisas nesta condição. Depois de um tempo chegam os pais e ao ver a cena…

O pai começou a queimar-se em fúria ao ver seu “belo estofamento" todo escrito, começou a bater na criança em suas mãos e a machucá-lo com muita força... até que tiveram que tirar a criança de suas mãos;

A criança estava em tão mal estado que precisou ir ao hospital. Tocou o telefone na casa da família… e o pai atende…era do hospital; será necessário que compareçam;
As coisas se complicaram. O pai comparece e é comunicado que foi necessário amputar ambas mãos da criança, já que estavam muito machucadas.

Entrando o pai no quarto, coberto de lágrimas…O pequeno diz sorrindo: "Olá, papai."

“Já aprendi a lição... não vou mais fazer isso.mas por favor devolva minhas mãozinhas!!!.”
O pai saiu daquele quarto e se suicidou...Por que damos tanta importância as coisas materiais ao ponto de machucar os nossos seres queridos?

REFLITA!!!

Um dia nasci…um dia morrerei…e nada levarei…mas estou realmente vivendo?

"Uma casa está feita de pedra e madeira...e um lar...de AMOR e ENTREGA"

Eu Desconfio...

        
 Desconfio que você quer ser feliz, e por mais absurdas que sejam as suas atitudes, essa mania de achar que tudo vai dar errado, que você precisa passar por essa situação, de não acreditar no seu potencial como deveria, ainda assim, eu desconfio que você quer ser muito feliz.

 Por isso, faça desse dia que é um presente, uma aposta na sua capacidade de transformar.

 Tenha o melhor dia de sua vida, que vai influenciar a minha, porque eu desconfio, que você é feito de alegria, que tem o infinito poder de contagiar, de dar amor sem medidas e convencer, a vida e aqueles que te cercam, que você é sensacional, e tem muito para mostrar.

 Eu desconfio que hoje, todos os anjos e santos vão te ouvir, vão te cercar de carinho, e por onde andar, vai sentir a benção de ser amado, de ter em algum lugar, alguém  que se preocupa com você, e se a solidão bater, se a dor for mais forte, não fique no escuro, procure a Luz, lembre-se de que estou aqui, seu eterno amigo.

Jesus

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Para refletir : O Filho do Serralheiro



Um jovem foi se candidatar a um alto cargo em uma grande empresa . Passou na entrevista inicial e estava indo ao encontro do diretor para a entrevista final. O diretor viu seu CV, era excelente. E perguntou-lhe:
- Você recebeu alguma bolsa na escola? - o jovem respondeu - Não.
- Foi o seu pai que pagou pela sua educação?
- Sim - respondeu ele.
- Onde é que seu pai trabalha?
- Meu pai faz trabalhos de serralheria.
O diretor pediu ao jovem para mostrar suas mãos.
O jovem mostrou um par de mãos suaves e perfeitas.
- Você já ajudou seu pai no seu trabalho?
- Nunca, meus pais sempre quiseram que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, ele pode fazer essas tarefas melhor do que eu.
O Diretor lhe disse:
- Eu tenho um pedido: quando você for para casa hoje, vá e lave as mãos de seu pai. E venha me ver amanhã de manhã.
O jovem sentiu que a sua chance de conseguir o trabalho era alta!
Quando voltou para casa, ele pediu a seu pai para deixá-lo lavar suas mãos.
Seu pai se sentiu estranho, feliz, mas com uma mistura de sentimentos e mostrou as mãos para o filho. O rapaz lavou as mãos de seu pai lentamente. Foi a primeira vez que ele percebeu que as mãos de seu pai estavam enrugadas e tinham muitas cicatrizes. Algumas contusões eram tão dolorosas que sua pele se arrepiou quando ele a tocou.
Esta foi a primeira vez que o rapaz se deu conta do significado deste par de mãos trabalhando todos os dias para pagar seus estudos. As contusões nas mãos eram o preço que seu pai teve que pagar por sua educação, suas atividades escolares e seu futuro.
Depois de limpar as mãos de seu pai, o jovem ficou em silêncio organizando e limpando a oficina do pai. Naquela noite, pai e filho conversaram por um longo tempo.
Na manhã seguinte, o jovem foi encontra-se com o Diretor.
O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do moço quando ele perguntou:
- Você pode me dizer o que você fez e aprendeu ontem em sua casa?
O rapaz respondeu:
- Lavei as mãos de meu pai e também terminei de limpar e organizar sua oficina. Agora eu sei o que é valorizar, reconhecer. Sem meus pais, eu não seria quem eu sou hoje... Por ajudar o meu pai agora eu percebo o quão difícil e duro é para conseguir fazer algo sozinho. Aprendi a apreciar a importância e o valor de ajudar a família.
O diretor disse:
- Isso é o que eu procuro no meu pessoal. Quero contratar uma pessoa que possa apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conhece os sofrimentos dos outros para fazer as coisas, e que não coloca o dinheiro como seu único objetivo na vida. Você está contratado.
Uma criança que tenha sido protegida e habitualmente dado a ela o que quer, desenvolve uma mentalidade de "Tenho direito" e sempre se coloca em primeiro lugar. Ignora os esforços de seus pais.
Se somos esse tipo de pais protetores, estamos realmente demonstrando amor ou estamos destruindo nossos filhos?
Você pode dar ao seu filho uma casa grande, boa comida, educação de ponta, uma televisão de tela grande... Mas quando você está lavando o chão ou pintando uma parede, por favor, o faça experimentar isso também . Depois de comer, que lave os pratos com seus irmãos e irmãs. Não é porque você não tem dinheiro para contratar alguém que faça isso; é porque você quer amar do jeito certo. Não importa o quão rico você é, você quer entender. Um dia, você vai ter cabelos brancos como a mãe ou o pai deste jovem.
O mais importante é que a criança aprenda a apreciar o esforço e ter a experiência da dificuldade, aprendendo a capacidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Aprenda a amar com as crianças


Sejamos como as crianças: com elas aprendemos a amar. Elas são sinceras amam desinteressadamente. Se gostar de nós, logo saberemos. Não sabem dissimular. Pequeninas sorriem ao menor toque. Não criticam, indagam apenas.
 

Não discriminam, aceitam a todos sem distinção. Sabem conviver com as diferenças. São alegres a todo tempo, cantam, dançam... Faz da vida uma eterna festa.
 Satisfazem-se com qualquer brinquedo, independente do quanto custou. Não tem ambição. Nos ensinam mais que qualquer sábio. Confiam... O seu olhar brilha, o seu sorriso é sincero. Não nos pede nada em troca do amor que nos dão somente carinho e atenção.
 Tocam a nossa alma com a sua inocência. Mesmo as que não tem a oportunidade de ter um lar, sabem sorrir, quando nos dão um sorriso, ganhamos o dia... Pois o seu sorriso é uma lição. Não existe coisa mais triste, que ver uma criança triste. Doemos o nosso sorriso a elas, sejamos alegres.
 Mostremos a elas a criança que existe em nós. Elas são o nosso futuro precisam ser felizes para nos fazer felizes.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Morto pela inveja


Há uma história que pode muito bem ser verídica que conta um acontecimento verificado na Grécia, com um grupo de amigos e companheiros de um certo atleta.

Esse grupo decidiu batalhar no sentido de erigir, numa das extremidades de determinado parque, uma estátua em homenagem a esse atleta que tanto admiravam.

Encetou-se uma grande campanha, até que fossem alcançados os recursos necessários à realização do projeto.

Em pouco mais de um mês, naquela área escolhida no parque, ergueu-se a tão propalada estátua, homenageando aquele conterrâneo que se sagrara campeão nos jogos públicos, repetidas vezes consecutivas. Era, sem dúvida, uma homenagem justa.

Entretanto, um outro atleta, que havia sido derrotado muitas vezes pelo homenageado nesses mesmos jogos, tornando-se, por isso mesmo, um contumaz rival do campeão, mostrava-se irritado, revoltado e cheio de inveja por não ser ele o alvo daquela tão privilegiada situação. Havendo lutado muito para que o vencedor não recebesse aquele tipo de homenagem, sem contudo conseguir dissolver o intento do grupo, prometeu a si mesmo que destruiria o monumento, custasse o que custasse...

Arquitetou um plano mesquinho, bem próprio de uma pessoa que não sabe perder, e noite após noite, servindo-se da escuridão, penetrava no interior do parque sem ser notado e, munido das ferramentas apropriadas para a execução do seu plano, entrava em ação. Ia lentamente cortando a base da estátua que tanto mal fazia ao seu ego descontrolado e doentio.

Foram várias semanas de atividade destruidora, porque carecia de muita discrição e cuidado no desempenho do plano, para não ser descoberto antes da sua consumação.

Finalmente, estava concluído o seu intento e a imponente estátua do seu competidor rival veio ao chão.

Aconteceu, porém, que ao ruir, caiu exatamente sobre o corpo do destruidor. E foi assim que o invejoso morreu, vitimado pelo seu próprio ato de vingança! A obra mesquinha, realizada com suas mãos, o levou à morte...

Ninguém conseguirá jamais ter uma vida autêntica, se paralelamente abrigar dentro de si pensamento contraditório, alimentado pela inveja. O rei Salomão, em sua sabedoria, afirmou:
"O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos"