quarta-feira, 30 de abril de 2014

CHEIRO DE FEIJAO, ESTRELAS E SONHOS

Aquele cheiro de feijão cozinhando foi demais para Eduardo. Depois de muito tempo nas ruas, comendo os restos do que conseguia, ele deixou-se levar pelo aroma daquele feijão e, quando viu, estava batendo palmas naquela casa de onde provinha o aroma tão marcante. Uma senhora de cabelos brancos e com um avental na cintura, também branco, atendeu e não se assustou com a roupa dele, já muito gasta, nem pelos seus cabelos enormes, que há muito não viam um corte.

Eduardo ficou mudo diante daquele rosto tão bondoso. Sua voz não saía, e ele gaguejou:
- "Bom...bom...bom dia. Sabe, é que eu senti o cheiro do feijão cozinhando e lembrei me da minha mãe, lembrei-me da fome e resolvi pedir um pouco, se a senhora puder. Pode ser num copo plástico mesmo, só para eu poder matar a vontade de comer esse feijão tão cheiroso.

Dona Benedita ficou surpresa com o desejo daquele menino. Sim, apesar das roupas velhas e sujas, do rosto marcado pela sujeira, aquele rapazote não deveria ter mais do que 15 ou 16 anos. Até hoje ela não sabe o porquê daquele gesto tão incomum nos tempos atuais, onde a violência está em cada esquina. O fato é que ela se comoveu com aquele menino e pediu para que entrasse.

Eduardo não sabia o que fazer. Nunca alguém o convidara para entrar em uma casa. O máximo que faziam era dar uma comida misturada em latas de goiabada ou em embalagem plástica de sorvete, que normalmente as pessoas nem queriam de volta, como se ele tivesse alguma doença contagiosa.

Timidamente ele entrou naquele quintal enorme e, seguindo aquela senhora tão amável, entrou numa cozinha muito bonita, simples, com azulejos azuis claros nas paredes, piso vermelho brilhando, uma mesa e 4 cadeiras brancas. Na mesa, uma toalha muito branca e já sobre ela, arroz em uma travessa, água fresca, pratos e copos."Ah, meu Deus, o paraíso deve ser assim!", pensou Eduardo.

Sem saber o que fazer, ficou ali, na porta, em pé, observando aquele ambiente que lhe deu uma paz indescritível. Ele já estava andando pelas ruas há mais de 4 anos, desde que sua mãe morreu, lá naquele Estado distante, Sem nenhum parente. Eduardo lembrava-se apenas da mãe dizendo que teve um paizinho muito querido, que morava em São Paulo, lá pelas bandas da Vila Maria, que ela amava muito e queria tanto ver.
Lembrava da mãe chorando todas as noites, falando baixinho para ele não acordar, da saudade do pai e da mãe tão amada, que morreu de uma doença nos pulmões, sem rever os parentes.

Dona Benedita, voltou de um dos cômodos trazendo uma toalha e algumas roupas usadas mas muito limpas, e foi falando para ele tomar um bom banho e se trocar, enquanto ela acabava o feijão. Sem saber muito o que fazer, Eduardo entrou naquele banheiro e tomou o banho mais gostoso da sua vida. Ele também nunca viu tanta água encardida sair de uma pessoa...

Aos poucos, aquela marca e aquela casca impregnada das ruas foram saindo. Junto iam as dores, as mágoas, e ele se pegou cantando. Quando saiu do banheiro, Dona Benedita ficou parada olhando para aquele rosto, os cabelos ligeiramente alourados, cheios de cachos...

Dona Benedita imediatamente lembrou-se da sua filha, que saíra de casa numa briga com o pai. Ela engravidara de um rapaz que não quis assumir a criança. Vicente, homem das antigas, não soube entender a filha mais nova, grávida e sem marido, e, num gesto impensado, mandou-a embora. Os dois discutiram e moça falou que ela não era mais a sua filha. Ela saiu naquela noite de Setembro e nunca mais deu notícias.

Aquilo foi demais para o velho pai, que, apesar do modo grosseiro de tratar os filhos, rude, acostumado somente ao trabalho, amava como louco a sua filha, e todos os dias, depois que ela partiu, saia às ruas atrás de notícias, de alguma pista que o levasse até ela. Arrependido, Vicente foi definhando, definhando e morreu 4 meses depois, sem nunca mais a ver.

E ali estava aquele rapazote, com o rosto parecido com o da filha. Mas, Dona Benedita voltou à realidade do feijão na mesa, e o mandou sentar. Quando o rapaz colocou a primeira garfada na boca, grossas lágrimas escorreram pelo seu rosto. Dona Benedita, percebendo a situação, perguntou: "Que foi filho? O feijão está tão ruim assim que te fez chorar?".

Eduardo sorriu timidamente e disse que não. Era apenas a lembrança da mãe que ele amava tanto...
Em silêncio eles comeram e, notando o apetite do rapaz, ela mesma o serviu mais duas vezes. Depois, ela passou um café; perguntou o seu nome; quis saber um pouco da sua história. Ele só falou o nome e saiu agradecendo a sua melhor refeição dos últimos tempos.

Meia hora depois, com roupas limpas, banho tomado e barriga forrada, Eduardo acabou descobrindo que já estava na Vila Maria e isso acendeu a sua esperança. Mas, quando a noite chegou, ele viu, pelas luzes que se acendiam, que aquele lugar era muito grande, e sem maiores detalhes do avô e da avó que nunca tinha visto, imaginou que seria impossível encontrar os parentes.

Enquanto isso, Dona Benedita, estava no seu quintal, observando a noite. Tem sido assim desde que a filha sumiu no mundo. Sempre olhando para o céu, ela sempre nota que uma estrela se destaca das outras, É para essa estrela que ela se dirige há muitos anos, como se fosse para a própria filha. Nessa noite, o seu coração estava inquieto. Aquele rapaz na cozinha mexeu com ela. Ao olhar para a sua estrela favorita, notou que ela parecia girar, brilhando mais forte. Dona Benedita imediatamente reviu a imagem do Eduardo e ficou pensando...

No dia seguinte, Dona Benedita sai cedo, sem destino. Passou pelas ruas perguntando se alguém tinha visto um andarilho, descrevendo-o. Ela precisava tirar uma dúvida e não podia perder a oportunidade.
Encontrou-o numa praça, sendo abordado por dois policiais, que o agarravam com ares de poucos amigos. Dona Benedita chamou-o pelo nome e, ao olhar para ela, os policiais soltaram-no e perguntaram se ela o conhecia. Ela respondeu afirmativamente, o que fez com que o menino fosse libertado.

Assustado, Eduardo agradeceu pela gentileza e Dona Benedita fê-lo sentar no banco e contar a sua história. Conforme ele ia contando, a mulher percebia os pontos em comum com a história da sua filha: o tempo decorrido e a sua idade, os cabelos cacheados e aqueles olhos, que agora ela parecia ver como um espelho, que refletiam os olhos do seu amado marido. Quando ele falou o nome da sua mãe, Dona Benedita começou a chorar. Chorou tanto e abraçava tanto Eduardo que ele ficou com medo de ela morrer: "Mas, dona, o que foi que eu fiz?... Por favor, me fale... Pare de chorar.

Dona Benedita secou as lágrimas e contou a história da filha. Então, Eduardo percebeu que a sua busca tinha acabado. Ela acabou de encontrar a sua família e foi a vez de ele se entregar naquele colo e chorar.
 

O tempo passou...

Mais de 12 anos já se passaram desde aquele "reencontro". Eduardo é um arquiteto de muito prestígio na construtora onde trabalha. Casou-se e tem dois filhos e, mesmo podendo morar no seu elegante apartamento, preferiu ficar naquela casa que o abrigou, ao lado da sua avó, que sempre faz aquele feijão cheiroso que o conquistou.

Toda noite Dona Benedita ainda sai para o quintal, olha para o céu e fala com a filha, olhando para aquela mesma estrela, que agora, desde o dia em que Eduardo apareceu, tem outra estrela ao lado. Dona Benedita tem certeza que pai e filha se reencontraram no céu, no lugar onde o amor venceu e sempre vencerá.

E, se essa história lhe parece impossível, talvez seja por isso que ainda sofra com algumas decepções e deixe de lutar pelos seus sonhos. Talvez tenha esquecido de amar um pouco mais, de dar mais dois passos na direção à sua estrela e descobrir que, apesar da noite escura e chuvosa, ela jamais deixou de brilhar.
(Autor Desconhecido)

terça-feira, 29 de abril de 2014

Seja humilde nos seus gestos

 IMITAÇÃO
Seja humilde nos seus gestos. O maior homem do mundo foi humilde até as últimas conseqüências.
Seja tolerante para com os outros: Ele, o maior Homem, um ser que só fez o bem, que ensinou o amor a todos foi tolerante a ponto de deixar a frase: Pai perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem.
Saiba você também perdoar os que erram: O Filho do Homem disse a Dimas: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso. Isto quer dizer que Dimas, pelo seu arrependimento, pelo seu reconhecimento foi perdoado.
Não se envergonhe quando tiver que pedir algo ao poder maior que é Deus: O mais Puro dos Homens pediu muitas vezes e em certa ocasião até reclamou: Pai por que me desamparaste?
Em circunstâncias difíceis peça arrego, o Rei dos Reis pediu: Tenho sede!
Viva na honestidade para que no minuto final possas também dizer: Pai em Tuas Mãos entrego o meu espírito.
Você pode, nós podemos ser portadores da paz para que possamos ao encontrar com nossos amigos e familiares dizer imitando o mensageiro dessa Paz: Que a paz esteja com vocês! Sejamos ricos, sejamos humildes, bondosos, compreensivos e solícitos.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Gentileza gera gentileza!!

Conta-se uma história de um empregado em um frigorifico da Noruega.
Certo dia ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica no setor onde trabalhava. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da camara. Bateu na porta com força, gritou por socorro mas ninguém o ouviu, todos já haviam saido para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.
Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável.
De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.
Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia:
Porque foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho ?.
Ele explicou: Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair.
Hoje pela manhã disse "Bom dia" quando chegou.
Entretanto não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...

domingo, 27 de abril de 2014

O AMOR É LINDO!

Lindo também, é sorrir!
Lindo é estar de bem com a vida!
Lindo é saber dizer na hora certa:
Muito obrigado; Deus te abençoe!
Posso ajudar? Com licença! Desculpe!
Lindo é ter fé!
Lindo é levar luz onde há escuridão!
Lindo é ajudar o próximo, sem temor!

Lindo é partilhar o que temos de melhor!

Lindo é admirar o próximo, sem ser corroído pela inveja!
Lindo é entender que a felicidade existe dentro de nós e não no bazar da esquina!
Lindo é a família unida, que cresce, floresce e dá frutos!
Lindo é ouvir nossa canção preferida, dos tempos de antigamente!
Linda é a demonstração de afeto explícito, a qualquer hora, em qualquer lugar e circunstância!
Lindo é o vigor da mocidade!
Lindo é a experiência do idoso!
Lindo é o bailado de uma borboleta visitando as flores de um belo jardim!
Lindo é enxergar Deus em cada demonstração de amor, de alegria, de felicidade!

 
 
 
 

sábado, 26 de abril de 2014

As 7 Verdades do Bambu

"Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou:

- Vovô, Me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abraçar seu tronco se quebrou, caiu com vento e com chuva, e... este bambu tão fraco continua de pé?

- Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.

- A primeira verdade que o bambu nos ensina, é a mais importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.

- Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.

- Terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.

- A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.

- A quinta verdade é que o bambu é cheio de “nós”. Como ele é oco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.

- A sexta verdade é que o bambu é ôco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser ôco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.

Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é: ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta".

By: Padre Leo



sexta-feira, 25 de abril de 2014

A PORTA ABERTA

Uma adolescente fugiu de casa para viver "sua" liberdade, mas logo caiu na realidade da vida. Sem dinheiro para se manter e sem coragem de voltar para casa, acabou por entrar no mundo da prostituição.
Os anos se passaram, mas, apesar da saudade dos pais, ela nunca mais tentou qualquer contato com eles.
Seus pais sempre a procuraram, em vão, porém, desde a morte do seu pai (que ela nem ficou sabendo), sua mãe intensificou as buscas, deixando um cartaz de "Procura-se" em qualquer lugar onde lhe permitissem.
Neste cartaz a mãe havia colocado sua própria foto, escrito embaixo: "Eu ainda amo você. Volte para casa".
Os meses se passaram sem qualquer notícia, até que um dia, numa fila de sopa para pessoas carentes, a moça viu a foto da sua mãe, que apesar de ter envelhecido bastante, ainda conservava o mesmo olhar que ela guardava em suas lembranças.
Não pode conter a emoção e, naquele dia mesmo, voltou para casa. Era tarde da noite quando chegou. Tímida, ela se aproximou da porta. Ia bater, mas ela se abriu sozinha.
Entrou assustada, apavorada com a idéia de que algum ladrão tivesse invadido a casa e "sabe lá Deus o quê" poderia ter feito.
Correu para o quarto e viu sua mãe dormindo. Acordou-a. Ambas choraram muito. Abraçaram-se. Reconciliaram-se.
Lembrando-se da porta aberta, a moça disse:
- Puxa, mãe, levei um susto tão grande quando cheguei.
- Por que, minha filha?
- É que a porta da frente estava aberta e eu pensei que algum ladrão tivesse invadido a casa. Você precisa tomar mais cuidado, mãe. Não pode mais esquecer a porta aberta.
- Não meu amor, você não está entendendo. Eu não esqueci a porta aberta. Desde o dia em que você foi embora, esta porta nunca mais foi fechada.

 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Depende das mãos

Uma bola de basquete em minhas mãos vale uns R$ 35,00;
Uma bola de basquete nas mãos do Oscar vale uns R$ 70,00.
Depende das mãos que a seguram.
Uma bola de vôlei nas minhas mãos vale uns R$ 25,00;
Uma bola de voltei nas mãos do Tande vale uns R$ 50,00.
Depende das mãos que a seguram.
Uma raquete de tênis nas minhas mãos não tem uso algum;
Uma raquete de tênis nas mãos do Guga o tornou o número 1 do mundo.
Depende das mãos que a seguram.
Uma vara em minhas mãos vai manter animais afastados de mim;
Uma vara nas mãos de Moisés abriu o mar vermelho.
Depende das mãos que a seguram.
Uma funda nas minhas mãos é um brinquedo;
Uma funda nas mãos de Davi se tornou uma arma poderosa.
Dependa das mãos que a seguram.
Dois peixes e cinco pães em minhas mãos se tornarão alguns sanduíches;
Dois peixes e cinco pães nas mãos de Jesus podem alimentar multidões.
Depende das mãos que que os seguram.
Pregos nas minhas mãos podem significar a construção de uma casa;
Pregos nas mãos de Jesus significam a salvação do mundo inteiro.
Depende das mãos…
Como você pode concluir agora, que tudo depende das mãos…
Então, coloque suas preocupações, interesses, temores, anseios, sonhos, sua família, e seus relacionamentos nas mãos de Deus.
Pois tudo depende das mãos que os têm.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Plano de vôo


 Boas famílias - até mesmo as melhores - ficam fora da rota 90 por cento do tempo! O segredo é que elas têm um senso de destinação. Conhecem a "trilha". E estão sempre corrigindo o curso, de novo e de novo.

É como o vôo de um avião. Antes da decolagem, os pilotos examinam o plano do vôo. Por isso, sabem exatamente aonde vão e iniciam os procedimentos em conformidade com esse plano.

Contudo, durante a viagem, o vento, a chuva, a turbulência, o tráfego aéreo, erros humanos e outros fatores interferem no plano, impulsionando ligeiramente a aeronave em direções diferentes, de modo que na maior parte do tempo o avião fica fora da rota de vôo prescrita!

Ao longo de toda a jornada, ocorrem pequenos desvios em relação ao plano de vôo. Condições climáticas adversas ou um tráfego aéreo especialmente pesado causam desvios maiores. Se não acontecer nada muito grave, o avião chegará ao seu destino.

Mas como isso é possível? Durante o vôo, os pilotos recebem constantes feedbacks. São comunicações dos instrumentos sobre o meio ambiente, informações das torres de controle, de outras aeronaves e às vezes até das estrelas.

E, com base nesses feedbacks, fazem os ajustes necessários para, de tempos em tempos retornar, ao plano de vôo.
A esperança não jaz nos desvios, mas na visão, no plano e na habilidade de corrigir o curso.



O vôo desse avião constitui a metáfora ideal para a vida familiar. Não faz nenhuma diferença se a nossa família saiu da rota ou mesmo está enredada em problemas.

A esperança se encontra na visão, no plano e na coragem de continuar corrigindo o curso de novo e de novo. O segredo é ter uma destinação, um plano de vôo e uma
bússola.

 (Autor:Stephen R. Covey)

terça-feira, 22 de abril de 2014

Sinta-se uma pessoa viva


Ao longo da vida, vamos descobrindo  aos poucos, pequenas coisas que nos dão certo prazer – mas, talvez, "prazer" não seja a palavra mais adequada... Afinal, são coisas que, além do prazer, nos fazem sentir que somos uma pessoa viva. Por exemplo: quando alguém atinge alguma conquista – como um carro novo.  Sinta-se uma pessoa viva

Você já notou como essa pessoa o dirige no primeiro dia com ele nas mãos? É de maneira diferente, curtindo em profundidade aquele momento; um momento  que faz com que a pessoa se sinta especial... Um momento que parece fazer com que aquela pessoa fique mais viva do que nunca.

É isso! Parecer uma pessoa mais viva do que nunca, sentir-se uma pessoa viva... Isso só é possível quando encontramos momentos mágicos que podem estar ao nosso alcance. E esses momentos não precisam ser, necessariamente, a aquisição de um desejo material.
Pode ser  um simples elogio recebido, uma frase dita na hora certa, ou até mesmo a chegada mais rápida do elevador naquele momento em que você estava com muita pressa.

Por isso,  preste muita atenção a tudo de bom que acontece com você e festeje, porque aquele é o seu momento especial. E mais: relacione todas as coisas que despertam em você aquela sensação de “me sinto tão bem fazendo isso...” , e depois, faça essas coisas!

Você pode,  você deve, você precisa. Afinal de contas, você merece se sentir uma pessoa viva, pois é para isso que estamos aqui: para viver e nos sentirmos vivos!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Como lidar com a falta de paciência

Tenho a impressão de que as pessoas não sabem mais o que é paciência. Clientes, colegas de trabalho, chefes e subordinados, todos literalmente “perderam a paciência” e não sabem mais onde encontrá-la. Até nossos melhores amigos parecem tê-la perdido em algum lugar. Isso sem falar de nossos familiares. Maridos, esposas, filhos, noras, genros, cunhados, primos, tios, todos vivem numa impaciência sem limites. Onde foi parar a paciência das pessoas?
A paciência é uma virtude que não pode ser confundida com a tolerância excessiva, com a aceitação da falta de qualidade, com o não cumprimento do dever. Uma pessoa paciente não é aquela que aceita tudo. É aquela que tem domínio sobre o seu ser. Tanto é verdade que o contrário da paciência é a ira, a raiva, a falta de controle sobre suas emoções. E os melhores sinônimos da paciência são a serenidade e paz de espírito ou ainda a capacidade de resistência a influências externas e o domínio da própria vontade. Assim, quando digo que as pessoas estão “perdendo a paciência”, quero dizer que elas estão perdendo o controle sobre si mesmas e perdendo o domínio da própria vontade e se deixando levar pela emoção e não pela razão.
Benjamin Franklin afirmava que “quem tem paciência, obtém o que deseja” e Isaac Newton disse: “Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento”.
A paciência é, pois, uma virtude que deve ser cultivada pelas pessoas. Ela pressupõe um exercício constante de empatia – ou seja – de se colocar no lugar das outras pessoas. Requer a humildade para respeitar opiniões alheias mesmo que delas discordando. E para viver com saúde e qualidade nos dias de grande mudança em que vivemos é preciso muita paciência.
Pense nisso. Sucesso!!

domingo, 20 de abril de 2014

FELIZ PÁSCOA A TODOS


Ressurreição de Cristo

Ressuscitei e estou com você… “Porque meu amor é para sempre” (cf. Sl 136).
Estas não são simples palavras… São gestos concretos da Páscoa de Jesus.
Tudo lhe aconteceu nesta terra: perseguições, sofrimentos, morte.
Mas nele venceu a fidelidade, o amor, a vida.
Sim, a vida teve a última palavra.
Com sua ressurreição, Jesus nos fez renascer como “povo da Páscoa”.
Povo que assume a causa pela qual ele veio a este mundo: “Que todos tenham vida…”: àqueles que buscam paz, dignidade humana, liberdade, saúde, solidariedade, amor.
É Páscoa: tempo de esperança e ação.
Tempo para começar uma vida nova, na certeza de que, nas mãos de Deus, até a morte pode transformar-se em vida.
Depois da ressurreição, a cruz tornou-se testemunho de amor, sinal de esperança.
É o poder de Deus que se manifesta na humildade e no serviço dos que creem.
Que a luz do Ressuscitado ilumine seu caminho e lhe dê forças para prosseguir.
Com certeza, todas as noites escuras acabam tendo sua aurora.
Que a Páscoa aconteça em sua vida!
Creia e alegre-se: ela já está acontecendo.

sábado, 19 de abril de 2014

Seja Diferente e Faça a Diferença

Quanto maior a escuridão ao seu redor, mais necessária será sua luz interior. Sempre que você estiver entre pessoas zangadas, ressentidas, desanimadas ou cínicas, é quando você pode fazer a grande diferença e se manter positivamente centrado.

Claro que não é fácil. Com freqüência reagimos à negatividade sendo negativos também. Com isso, conseguimos apenas piorar a situação.

Mas você tem a opção de não reagir. Você tem a opção de seguir seu próprio curso. Só porque as pessoas ao seu redor agem negativamente, não significa que você também deva agir dessa forma.

Quando todos ao seu redor estiverem frustrados e impacientes, esforce-se ao máximo para manter a calma e a compostura.

Quando todos ao seu redor estiverem zangados, esforce-se para ser a voz da razão e da compaixão. Quando todos ao seu redor estiverem desanimados, ofereça  a esperança.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

PARÁBOLA DA ROSA

Um certo homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele a examinou.
Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou, Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?
Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu.

Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa: as qualidades dadas por Deus e plantadas em nós crescendo em meio aos espinhos de nossas faltas. Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior. Nós nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e, consequentemente, isso morre. Nós nunca percebemos o nosso potencial. Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas; Alguém mais deve mostrá-la a elas. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor - olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas.
Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajuda-a a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições.
Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, Elas superarão seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

MEU QUERIDO BAMBU

Era uma vez um maravilhoso jardim, situado bem na frente de um campo. O dono costumava passear pelo jardim, ao sol do meio dia... um esbelto bambu era para ele a mais bela e estimada de todas as árvores e plantas de seu jardim. Este bambu crescia e se tornava cada vez mais lindo. Ele sabia que o seu Senhor o amava e que ele era sua alegria. Um dia, o dono pensativo aproximou-se de seu amado bambu. Num sentimento de profunda veneração, o bambu inclinou sua cabeça imponente. O Senhor disse ao bambu: " querido bambu, eu preciso de ti" - O bambu respondeu: "Senhor estou pronto ! Faz de mim o uso que quiseres." O bambu estava feliz, parecia ter chegado a grande hora de sua vida: o seu dono precisa dele e ele ia servi-lo.
Com voz grave o Senhor disse: " bambu, só poderei usar-te se te podar" - "podar? " podar a mim senhor, por favor não fale isso!, deixe a minha figura. Tu vês como todos me admiram !" - "Meu amado bambu" - a voz do senhor tornou-se mais grava ainda - " não importa que te admires ou não. Se eu não te podar não poderei usar-te".
No jardim tudo ficou silencioso, até o vento segurou a respiração... finalmente o lindo bambu se inclinou e sussurrou - "Senhor, se não me podes sem podar, então .... fazes comigo o que queres." O senhor respondeu: " Meu querido bambu, devo cortar as tuas folhas!" O sol escondeu-se atrás das nuvens... umas borboletas afastaram-se assustadas. O bambu trêmulo a meia voz, disse: " Senhor, corta-as..." - Disse o senhor novamente: " ainda não basta, meu querido bambu, devo também corta-te pelo meio e tomar-te também o coração. Se não fizer isto não poderei usar-te." - " Por favor, senhor", disse o bambu - " eu não poderei mais viver sem o coração!" - " Devo tirar-te o coração caso contrário não poderei usar-te."
Houve um profundo silêncio... alguns soluços de lágrimas abafadas... depois, o bambu inclinou-se até o chão e disse: " Senhor, poda, corta, parte, divide, me toma por inteiro e reparte". O senhor desfolhou-o e decepou-o, partiu e tirou-lhe o coração. Depois levou-o para o meio de um campo ressequido, junto a uma fonte onde brotava água fresca. Lá o senhor deitou-o cuidadosamente o seu querido bambu no chão. Ligou uma das extremidades do tronco decepado à fonte e a outra ele levou até o campo. A fonte cantou boas vindas ao bambu decepado. As águas cristalinas se precipitaram alegres pelo corpo do bambu e correram sobre o campo ressequido que por elas havia tanto suplicado. Ali plantou-se trigo, arroz, milho, feijão, ... Os dias se passaram, a sementeira brotou, cresceu, tudo ficou verde e veio a colheita.
Assim o tão maravilhoso bambu de outrora, em seu despojamento, em seu aniquilamento e humildade, transformou-se numa grande benção para toda aquela região. Quando ele era um grande e belo bambu, crescia somente para si e se alegrava com a sua beleza. No seu despojamento, aniquilamento e na sua entrega, ele se tornou o canal usado pelo senhor para tornar fecundas as suas terras.

E muitos, muitos homens e mulheres encontraram vida, viveram deste tronco de bambu, podado, cortado, decepado e partido.

Isto me faz lembrar que muitas vezes temos que morrer e nascermos de novo. E quando renascemos, renasce também uma vida melhor, renascem as esperanças e ganhamos um sentido mais bonito a nossa vida. Nem sempre ir ao fundo do poço significa derrota. A pior parte em perder uma luta e não saber levantar.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

A velha casa

Um amigo foi visitar sua antiga casa que fora vendida. Com quase 70 anos, a casa tinha problemas que exigiam que muitas das paredes interiores fossem derrubadas para fazer reparos. Olhando  para aquela casa que já tinha sido tão bonita, hoje cheia de entulho de construção e grandes buracos nas paredes e pisos, fiquei imaginando:

- Quem iria querer uma propriedade com aparência tão feia?

A nova compradora chegou e começou a nos mostrar todas as coisas que ela planejava fazer em nossa velha casa. Pelo fato de ela restaurar casas como profissão, o que nos pareciam problemas  caros eram simples reparos para ela.

Além disso, como a casa viria a ser o seu lar, tinha-se tornado um projeto especial para ela - ao qual dedicaria todo o seu carinho e conhecimento.  O que enxergávamos como um fardo, ela recebia como uma aventura e um desafio.

Ao refletir sobre isso, comecei a fazer um paralelo espiritual.  Nossas vidas podem estar em mau estado, mas Deus, o especialista em restaurações, o Empreiteiro, trabalha pacientemente para nos restaurar para o serviço e honra no Reino.

Talvez pensemos que nunca poderemos ser recuperados enquanto, o tempo todo, Deus está apenas esperando pelo convite para nos restaurar, curar e abençoar.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Levante-se sempre !

 Todos tropeçam e caem, especialmente quando estão caminhando e buscando mudanças -- seu caso. Todos se machucam e sangram, por fora ou por dentro, mesmo quando querem somente viver a vida plenamente -- seu caso. Todos se sentem exaustos, um dia ou outro, e param a caminhada para descansar quando não conseguem dar nem mais um passo -- seu caso.

Seu caso, meu caso e o caso de todos os que estão vivos. Ninguém disse que nossa aventura de viver seria fácil mas, apesar dos tropeços, quedas, dores, tristezas, ferimentos, solidão e exaustão, ainda assim você é mais forte. Mesmo quando derrubado, ou derrubada, você pode levantar e continuar.

Você é mais forte do que suas aparentes limitações e a prova disso é que sente quando algo está limitando sua vida. Se não fosse mais forte, nem notaria. Você é mais forte do que seus ferimentos, razão pela qual busca curar-se o mais rapidamente possível para voltar ao combate na vida, na família, na empresa, na escola ou onde quer que seja necessário o seu retorno. Você é mais forte do que a tristeza porque, no fundo, deseja que ela se vá para dar lugar à alegria e felicidade.

Você é bem mais forte.

Mais forte do que pensam os outros, por melhor que conheçam você. Mais forte do que pensa você, por mais que acredite conhecer-se. Mais forte do que qualquer um sobre a Terra possa achar que você é. Sua força não pode ser medida em aparelhos, não pode ser guardada nem vendida. Ela está ai dentro e só você pode usa-la, quando achar que deve, quando achar que pode, quando achar que vai.

Suas derrotas não são permanentes, como diz Marilyn vos Savant ao afirmar: “Ser derrubado é freqüentemente uma condição temporária. Desistir é o que a torna permanente.” E você não vai desistir, porque você é mais forte, e sempre será mais forte.

Mostre isso ao mundo hoje e se, por qualquer razão, você tropeçar e cair, lembre-se: você é mais forte. Respire fundo, levante-se e não desista. Desistir é o que torna toda derrota permanente. Levantar-se é o que torna toda derrota somente mais uma lição em direção ao seu imbatível sucesso.

 (Autor:Thaís Gardel)

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Valores que regem a vida

Se tivesse que escolher dois valores importantes, escolheria para minha reflexão matinal de hoje os valores chamados: esperança e solidariedade.

A esperança por ter em nosso coração sonhador a dignidade de acreditar na potencialidade do ser humano, na construção de um mundo especial para as nossas próximas gerações, sem que seja preciso usar da utopia para minar nossos sonhos.

E a solidariedade, pois através dela teremos a oportunidade de abreviar o tempo para a concretização desta maravilhosa tarefa, que é transformar este lindo planeta azul.

Esperança e solidariedade, sentimentos que fazem parte da essência divina e que na atualidade, transbordam a nossa coragem de acreditar que é possível viver em harmonia plena.
         

domingo, 13 de abril de 2014

Ele não te esquece

 Do alto dos problemas que me afligem, sinto-me pequeno diante das dificuldades, e tem hora que realmente dá vontade de parar. Mas quando vejo o sol nascer, eu me paraliso, e digo para mim mesmo: "alguém acredita em mim", e sigo para mais um dia de muita luta.

Quando a decepção no amor me atinge, penso em nunca mais me apaixonar, a revolta me envolve e quero desistir. Mas quando vejo a lua surgir brilhante, eu fico emocionado e digo para mim mesmo: "alguém acredita em mim", e me deixo envolver pelo amor.

Quando os amigos falham, quando agem de maneira inesperada, quando os parentes se afastam, quando tudo lembra solidão, sinto medo, tenho vontade de me esconder, mas quando contemplo o mar, e vejo toda a força que nele reside, eu me revigoro e digo para mim mesmo: "alguém acredita em mim"! e me encho de coragem para seguir.

Se você resolveu parar, se desistiu de lutar, se o amor te decepcionou, se os amigos sumiram, se a solidão te visitou, se a doença se instalou, desista de tudo, mas não desista de você!

Em algum lugar, alguém acredita em você, e se você está aqui, se tem mais um dia para viver, viva-o intensamente, como se fosse o último, sem tempo para lamentações, o dia é a eterna lembrança, de que em algum lugar, Deus nunca se esquece de você!

sábado, 12 de abril de 2014

Desejo-lhe a força dos Elementos da natureza


Aquele que toca sua mão mas você sente no coração, é um verdadeiro amigo. Nós raramente pensamos no que temos, mas sempre pensamos no que gostaríamos de ter. Não chore por ter terminado, ria porque aconteceu.

Quanto mais detalhado é seu plano, o destino será mais duro. Tudo tem uma razão para acontecer. Não faça esforços em vão, as melhores coisas acontecem naturalmente. A lição mais difícil de aprender:

Que caminho você deve seguir na sua vida e de qual você deve desviar. Todos vêem o que você parece ser, mas somente poucos o conhece de verdade.. Aquele que gostaria de ter algo que nunca teve, terá que fazer algo que nunca fez

Talvez Deus gostaria que você conhecesse pessoas de todos os tipos durante sua vida, assim, quando você conhecer as pessoas certas, ficará grato por isso. O amor não precisa que duas pessoas olhem um para o outro, mas sim, que olhem juntos para uma só direção.

A vida é desenhada sem borracha.

Desejo-lhe sempre:
Ar para respirar, Fogo pra te aquecer, Água para beber e A Terra para se viver.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O poder de ter e dar


As únicas coisas que você pode ter de verdade, são aquelas que você é capaz de dar. Aquilo que você não é capaz de dar somente o aprisiona. Você só sabe verdadeiramente algo quando é capaz de ensiná-lo. Você só conhece o amor quando é capaz de dá-lo.

Você só conhece a felicidade quando consegue levá-la aos outros. Você só terá abundância quando acrescentar valor à vida de outros.

Isto não quer dizer que temos que dar tudo que temos, mas, acima de tudo, é a habilidade e disposição para dar, que nos traz tudo isso. Você consegue imaginar algo mais miserável que ter tudo no mundo e não ter com quem dividir?

O que quer que você esteja segurando e escondendo do mundo – suas habilidades, seus pensamentos, sua paixão, seu conhecimento, seu entusiasmo, sua coragem – está segurando você.

As riquezas que você possui, sejam elas materiais, intelectuais ou espirituais, não têm valor nenhum se você não usá-las

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Você é Capaz de Mudar a Sua Vida

Você é capaz de qualquer coisa que deseja. Nada que esteja longe de você e nada do que aconteceu no seu passado é capaz de alterar o futuro que você deseja para si.

O mundo bombardeia você com milhares de distrações, obstáculos, medos e desejos de prazeres vazios, fáceis e rápidos. Ainda assim, nada irá impedir que você conquiste tudo aquilo que sua mente sonha e almeja.

O simples fato de você imaginar que sua vida pode melhorar está evidenciando a sua capacidade para alcançar seus sonhos.

Você já possui a maioria dos seus tesouros com que você sonha e que você deseja: eles já existem dentro de você. Dê a eles a força do seu pensamento, da sua ação, do seu compromisso.

Faça-os reais, e não apenas exclusividade de seus sonhos. Traga-os também ao mundo que o cerca. Isto é realização, isto é destino.

Pense!! Você é capaz disso, e muito mais...
Eu acredito na sua capacidade para mudar sua vida.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Palavrões

Uma tarde eu me debrucei em minha cama, lendo um livro interessante. Um vento gostoso entrava pela janela e eu me divertia, bastante concentrada em meu livro. De repente, comecei a ficar zonza e atordoada com uma barulheira que vinha não sei de onde...

Olhei: era a minha tia. Ela havia entrado em meu quarto, xingando e reclamando sem parar. Parecia que o problema era o cão que espalhara lixo pelo jardim.

Mas, que engraçado! A impressão que eu tive foi de que minha tia tinha espalhado um saco de lixo no meu quarto e saído como se nada tivesse acontecido...

Imediatamente, lembrei das vezes que falei palavrões. Como é desagradável uma pessoa que reclama de tudo, xinga os outros, pragueja quando algo acontece, diz palavrões!

Achei muito legal quando me explicaram uma frase:
"A boca fala do que o coração está cheio".

Quer dizer que, se estamos tristes, falamos de coisas tristes e ruins. Se estamos alegres, conversamos sobre coisas belas e úteis, elogiamos as virtudes dos outros, buscamos fazer as pessoas se sentirem bem e felizes com a nossa presença.

É por isso que me esforço para prestar muita atenção em tudo o que eu penso e falo. Porque oferecer lixo aos outros é faltar com o respeito. Mas também porque, quando oferecemos flores, através de pensamentos, palavras ou atitudes, nossas mãos ficam cheias de perfume!

Palavras agressivas, revoltadas e a marca registrada de pessoas com o coração cheio de amarguras, infelizes consigo e com o mundo. São as que estão vivendo...mas nunca aprendendo.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Equilibrando as Emoções

 - Mesmo que você não siga nenhuma religião, entre numa igreja ou num templo vazio, sente-se e descanse curtindo a paz e o silêncio.

- Escolha um guru e acredite nele.
- Participe de um trabalho voluntário. ajudar a quem precisa dá sentido maior a vida. - Aprenda a rir de você mesmo(a). - Curta aquilo que você tem e não fique comprando posses.

- Não repasse notícias ruins. Uma situação vira tragédia quando passada de boca em boca. Se ouvir informação triste, guarde para si.
- Compartilhe suas incertezas. Ao escutar o que os outros têm a dizer as dúvidas se aclaram. - Preste atenção na intuição. Ser intuitivo é deixar o coração dar um pulinho no futuro e voltar rapidinho.

- Não permita que sua vida gire em torno de um único tema. Investir energia em uma só coisa é correr risco de deixar de ter prazer em outras. -Seja seu maior fã. Você é poderoso, incrível, maravilhoso, perfeito, divino - o melhor.

- Diga mais "eu te amo". Mostre entrega, carinho e disposição para aceitar o outro do jeito que é. Não espere uma ocasião especial. - Tenha jogo de cintura. É mais fácil aceitar as mudanças quando entendemos que não é possível controlar tudo nem todos.

- Arranje um passatempo. Você nunca conseguirá estar à frente no seu trabalho se tudo o que você é se resume ao seu trabalho. - Saiba receber um elogio. A admiração pode ser sincera e fazer bem ao ego.

- Agradeça. Você pode levantar as mãos para o céu, dobrar os joelhos, acender uma vela, dar 3 pulinhos, beijar uma imagem... Não importa o ritual. Vale a sensação de que o universo está lhe dando o que pode dar - e que você é uma pessoa abençoada por isso.

- No carro ou em casa, ponha um cd alegre e cante junto.
- Desligue a televisão e converse com os amigos, os familiares, o namorado (ou a namorada), o cachorro, gato o papagaio...
- Passe numa livraria, compre um bom livro e leia.

- Não tenha vergonha de cair na gargalhada.
Pode ajudar a "acordar" outras pessoas. Acordou?

segunda-feira, 7 de abril de 2014

DÊ OS PRIMEIROS PASSOS...

  Têm você desejado alguma coisa, precisa concretizar um sonho ou está sentado no caminho sem enxergar a direção para continuar a caminhada?
Saiba que está próxima, mas bem próxima, de descobrir que tudo pode ser possível! O que tanto deseja, o sonho quase cheirando a mofo e o melhor caminho para iniciar sua caminhada, só depende de você! É questão de maçaneta! Ham...você riu? Mas é a mais doce das verdades! Como? Seu coração só tem maçaneta pelo lado de dentro. Se você não se levantar, sacudir a poeira, abrir a maçaneta, nenhum de seus anseios se tornarão realidade em sua vida! Escute! Alguém bate!
Levante-se, corra abrir teu coração! É ELE querendo entrar para tudo transformar!
                          É JESUS!


Vamos, te dou a mão, dê os Primeiros passos.....

domingo, 6 de abril de 2014

O amor de Deus

Nada acontece sem uma razão.
Há um padrão e um plano perfeitos orientando a unidade desta vida e você, sendo parte desta unidade, é também parte do padrão e do plano perfeitos.
Quando coisas estranhas acontecem em sua vida e você se pergunta o porquê, recolha-se e medite na maneira como tudo se encaixa, e você encontrará uma razão para tudo.
As razões podem ser inesperadas, mas aceite-as mesmo assim, aprenda com elas e não lute contra elas.
A vida deve ser vivida sem esforço.
Uma flor não precisa se esforçar para desabrochar sob os raios do sol, portanto, porque você precisaria se esforçar para se abrir sob os raios do infinito Amor de Deus?
Se você se esforçar é por sua própria vontade e nada tem a ver com o padrão e o plano que Deus traçou para você.
Simplicidade é a principal característica de Deus,
portanto faça a vida simples.
Mantenha-se em constante contato com Deus e observe-se desabrochando em Seu Amor.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Consolador


Quando repenso em meu passado, percebo que nos momentos mais críticos da minha vida nunca estive sozinha.

Como todo mundo um momento ou outro da existência, passei por dificuldades. Há pessoas que, por razões que desconheço, penam mais que outras. E aconteceu comigo de ter momentos onde eu não tinha mais forças nas pernas para caminhar. Não era sofrimento físico, era moral, onde eu não podia olhar pra frente de tanto os olhos viviam cheios de lágrimas.

Nessas horas eu falava ainda mais forte com Deus. Nessas horas eu dizia: "me leva porque já não sei mais ir sozinha." E nessas horas sempre houve um amigo por perto. Muitas vezes simplesmente do outro lado do telefone. Isso me tornava mais forte.

E só mesmo agora repensando nisso é que compreendo o que Jesus disse: "vou para o Pai, mas enviarei um Consolador". Enquanto esteve pessoalmente na terra, Jesus cuidou das pessoas. Mas, indo, não nos abandonou.

Esse Consolador é o que vem quando nos sentimos frágeis e move o coração das pessoas que nos amam verdadeiramente para que essas estejam do nosso lado nos ajudando a nos levantar.

Só mesmo Deus pode dar consolo, só mesmo Ele pode mostrar saídas onde só vemos muros, só mesmo Ele pode restaurar nossas vidas quebradas. E os amigos de verdade são os missionários que Deus envia. Muitos nem sabem disso, ajudam sem questionamentos, porque isso é natural na amizade. Mas a amizade é mais que algo simples e natural, amizade é algo Divino, tem as Mãos de Deus, tem perfume de Deus, tem manifestação de Deus.

As dificuldades e sofrimentos chegam muitas vezes na nossa vida para modificar nosso caminho e nos tornar pessoas melhores. Como o ouro e o cristal, somos moldados através do fogo.  A custo de sofrimentos e lágrimas, vamos aprendendo a lutar até que um dia olhamos pra trás e a pessoa que existia em nós parecia uma outra.

Uma pessoa que vence na vida não é porque teve sempre tudo muito fácil e de mão beijada, mas alguém que conseguiu superar os obstáculos que encontrou pelo caminho. E ninguém é grande e forte o bastante para conseguir isso sozinho, mesmo se a força interior, a vontade de conseguir colabora em grande porcentagem. Quem vence é porque teve mais que duas mãos para alcançar as coisas e mais que duas pernas para caminhar. Quem vence é porque tem Deus atuando através dos amigos que Ele envia...
 

Letícia Thompson

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Aceita um palito

A cortesia é parecida com a manga de um mágico. sempre guarda surpresas agradáveis. No mínimo, uma pomba da paz!
Um sorriso, um cumprimento cordial, um pedido de desculpas, a cessão da vez ou do lugar, um suave “por favor”, um envolvente “obrigado”, e tantos outros comportamentos qualificados como de etiqueta, são elementos que saem aos montes do ventre da cortesia.
A cortesia é sempre maravilhosa, mesmo quando só por interesse – oportunidade em que perde muito de seu encanto. Mas o pior é a sua ausência… Ih! É ruim.
Chegando ao restaurante, enquanto esperava que os pratos fossem servidos, o pai pega um paliteiro, tira um palito e dá-o a uma filha. Esta, espantada, reage:
- Pra que é que eu quero um palito?
- É um presente meu, filha. Aceite-o.
- Não… Obrigada!
Ato contínuo, deu-o ao filho que também ali estava, sendo por ele aceito com um sorridente,
- Muito obrigado papai!.

Minutos depois, chegou o prato principal. Compondo-o, destacava-se uma vistosa azeitona verde.
Calmamente, o pai pede de volta o palito ao filho, espeta-o na azeitona, devolvendo-o em seguida, agora adornado por aquele delicioso petisco.
A filha logo reclama:
- E eu, não ganho uma azeitona, não?
- Não! – respondeu o pai com tranquilidade – Quando lhe dei um palito de presente foi para que, chegando o prato principal, você fosse a primeira a se servir, tirando a azeitona de que tanto gosta. Como não aceitou o presente…
- Mas papai, se eu soubesse…
- É isso, filha, se você soubesse já teria aprendido que presentes dados têm valores visíveis e invisíveis, e só quem sabe recebê-los tem condições de perceber tudo isso… E desfrutá-los com proveito e sabedoria.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A voz de Deus

Quer sentir sempre coisas palpáveis na sua vida? Acreditar somente naquilo que te dói na carne ou te fere os ouvidos? Ande descalço!!! Suporte pedras, chão quente e chão frio, ande com os olhos arregalados e esqueça-se que tem um coração. Mas não se esqueça de deixar de lado também a mágoa que te provocaram, o amor que sentiu, o encantamento dos momentos que sua memória registrou.
Se nem tudo é branco e nem tudo é preto, devemos saber qual caminho pegar para chegar ao meio.
Alguém me disse que nunca ouviu a voz de Deus. Mas essa mesma pessoa já ouviu a voz do irracional, inexplicável, da razão do coração que transporta pelos caminhos que a conduzirão, inevitavelmente, a penhascos que conduzirão a quedas mais que dolorosas.
Quando Deus fala, não é diferente do que quando um amigo fala o que estávamos precisando ouvir, ou um texto que chegou nas nossas mãos quando o desespero tomava conta da alma e nos levantou do chão.
Deus fala quando nosso coração está de joelhos e nossos ouvidos atentos aos sinais que a vida colocou escancaradamente à nossa frente.
Deus fala quando o nó no estômago diz "não vá" e nossas pernas pegam assim mesmo o caminho errado. Deus fala quando um imprevisto acontece, um milagre se faz, o irreal torna-se realidade.
Deus fala em tudo, a todo momento e poucos são os que O ouvem, porque raros são os que aceitam a contradição dos próprios desejos, a humildade do não saber tudo, o "eis-me" aqui quando nosso coração viaja por lugares distantes e desconhecidos.
A mão de Deus não é diferente da do amigo que chegou no momento exato, daquele ombro ou abraço que nos fizeram sentir reconforto ou do lenço que nos ofereceram no momento que a alma se entregou ao choro.
Deus fala, Deus grita, Deus nos sacode e pacientemente espera nossa reação. Deus é!!! Esperar ouvir Sua voz para, enfim, acreditar que Ele fala, é negar Sua existência mesmo, pois que Ele está em tudo e toda parte e nossas mãos físicas não podem acariciá-lo.
Deus é a essência da fé. Sua voz é o vento que guia nosso barco, é aquilo que cala nosso coração e nos faz acordar para a vida. Infelizmente, todos não estão preparados para ouvi-lo e isso faz diferença no nosso caminho.
"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!" Aquele que não tem, precisa de cem vezes mais de oração, que abre as portas e desbrava os caminhos.

Letícia Thompson