segunda-feira, 31 de março de 2014

Sob a luz da escuridão

Nas famosas fábricas de renda da Bélgica, há uma sala especialmente reservada onde se tecem os desenhos mais finos e delicados. É uma sala escura… A única luz que ali entra vem de uma janela pequenina e incide diretamente sobre o modelo da renda.
Na sala, há somente um artesão, que fica sentado exatamente onde a estreita faixa de luz ilumina as linhas com que trabalha.
- É assim que obtemos os nossos melhores produtos – disse-nos o guia.
- A renda será sempre mais delicada, na confecção e no desenho, se o artesão estiver no escuro e se apenas o material for iluminado – complementa.
Não se dará o mesmo com a nossa vida? Às vezes, tudo ao nosso redor está muito escuro e não podemos entender o que estamos fazendo. Não vemos o que está sendo produzido.
É muito comum não sermos capazes de descobrir nenhuma beleza ou nada de bom em nossa existência. Mas, se formos fiéis e não desanimarmos, um dia veremos que o mais fino e delicado trabalho de toda a nossa vida foi feito naqueles momentos de grande turbulência e nuvens negras…
Se você está em profunda escuridão, não tenha medo. Simplesmente prossiga com fé e amor, sem duvidar. Alguma coisa bela e boa virá de todo o seu sofrimento e lágrimas. As mais belas rendas de nossas vidas são tecidas nos momentos de dúvidas, fraquezas e escuridão!
Nunca duvide disso!

domingo, 30 de março de 2014

A medalha

Quando menino, ganhei uma medalha na escola como prêmio ao aluno que sabia ler melhor. Senti-me feliz e estufei de orgulho. Quando a aula terminou voltei para casa correndo e entrei na cozinha como um furacão.
A velha empregada, que estava conosco havia muitos anos, ocupava-se no fogão. Sem nada comentar fui direto a ela, dizendo-lhe:
- Aposto que sei ler melhor do que você.
E estendi-lhe o meu livro de leitura. Ela interrompeu o seu trabalho e tomou o volume. Examinando cuidadosamente as páginas, terminou por gaguejar:
- Bem, meu filho…eu…eu não sei ler.
Fiquei atônito. Sabia que papai estava em seu escritório àquela hora e voei para lá. Ele ergueu a cabeça quando eu entrei, suando, com o rosto em fogo e lhe disse:
- Imagine, papai, a Maria não sabe ler. E é uma velha. Eu, que ainda sou pequeno, já ganhei até medalha. Olhe só! Eu estufei o peito para frente para que ele visse o meu troféu. E perguntei:
- Deve ser horrível não saber ler, não é, papai?
Com toda a tranquilidade, meu pai ergueu-se, foi até uma estante e voltou de lá com um livro.
- Leia este livro para eu ver, meu filho. Foi maravilhoso você ter ganho a medalha. Leia para eu ouvir.

Não titubeei, abri o volume e olhei para o meu pai cheio de surpresa. As páginas continham o que parecia ser centenas de pequenos rabiscos.
- Não posso, papai. Eu não entendo nada disto que está aqui.

- É um livro escrito em chinês!
Imediatamente me lembrei do que fizera a Maria e me senti envergonhado. Papai não disse mais nada e eu, pensativo, deixei o livro em sua escrivaninha e saí.
Até agora, toda vez que me sinto tentado a gabar-me por qualquer coisa que tenha feito, lembro-me do quanto ainda me falta aprender e digo de mim para comigo:
- Não se esqueça de que você não sabe ler chinês!

sábado, 29 de março de 2014

Tudo é uma questão de ponto de vista



 "Tudo é uma questão de ponto de vista" sempre foi meu lema. 
Alguns concordam, outros discordam e outros ainda se irritam só de ouvir isso! Não sou de polêmica, mas se tiver que entrar numa... vou  até o fim! Sempre existem dois lados numa questão. Ninguém está absolutamente certo de alguma coisa por que a razão tem diversas faces. O que é bom pra mim pode ser ruim pra você... afinal , não estou enxergando a situação pelo seu lado. Ninguém é santo, mas também ninguém é tão cruel assim como pensamos. Julgamentos correm a solta por ai! É fácil simplesmente observar algo ou alguém e lançar milhões de farpas, falar sobre o que não conhece , julgar o que não faz a menor idéia de qual é a verdadeira história. O mundo está cheio de jurados! Difícil mesmo é alguém se habilitar como réu e ainda estar disposto a ouvir a sentença. Não aponte meus erros nem defeitos. Ninguém sabe o que passei, quais foram meus motivos, nem sobre o que carrego aqui dentro de mim. Todos nós temos 50% de razão... e sobre estes 50% eu tenho todo o direito de falar, discutir e defender meus próprios conceitos. E para os outros 50% restantes, eu dou a cara a tapa! Não fujo mais dos meus medos, não me assusto com segredos e ainda assumo meu lado obscuro. Por que?? Porque aprendi a ser forte, quando ser forte era a única escolha que eu tinha!Quantas vezes pensamos coisas erradas de pessoas que nem conhecemos? Quantas coisas boas nós perdemos justamente pelo fato de não saber se colocar no lugar de outra pessoa? Até parece que nós somos donos da verdade! Muitas vezes eu já julguei e já fui julgada, mas a verdade é que ninguém nunca vai entender o que você sente até passar pela mesma situação. A vida me deu ótimas oportunidades dever certas situações por ângulos diferentes. Isso fez com que eu desse razão a quem estava do meu lado e pude então, compreender e aceitar muitos fatos que jamais aceitaria normalmente. Não existe melhor professor do que a dor! Ela ensina trocar de lado... e ao fazer isso, você vê a mesma coisa de maneira diferente! O que eu quero dizer com tudo isso?Aprenda a viver! Toda história ruim tem seu lado bom... Depende de como você a vê! Antes de julgar quem não conhece, antes de lamentar o que não deu certo, antes de chorar por alguém...coloque-se no lugar oposto e faça de conta que vive o lado de lá. Você vai ir muito além do que vê, muito além do que imagina... E vai entender que nada nesta vida é a toa! Que tudo tem uma razão de ser! Que você não é completamente certo... a outra pessoa também está! Sei que ás vezes é muito  difícil fazer isso...mas pelo menos eu sofro pela metade! A outra metade eu aproveito!!
E procuro SEMPRE olhar a vida pelo melhor ponto de vista! 

sexta-feira, 28 de março de 2014

Suas Escolhas:



 Você, alguma vez, já parou pra pensar nas escolhas que fez?
Que tudo o que você é hoje se deve a um conjunto de escolhas que fez durante a vida?
Quantas vezes você se perguntou: "e agora, o que é que eu faço"?
Ficamos naquela dúvida em qual caminho seguir... 
E depois:"e se eu estivesse escolhido aquele outro caminho"?
Nunca vamos saber qual é a resposta! Por que o tempo nunca vai voltar para te mostrar se estava certo ou errado. Eis a importância de pensar muito bem diante de situações que podem alterar nosso destino. 
As decisões que você toma hoje não podem ser alteradas a todo momento, a não ser com muitos anos de trabalho árduo para refazer tudo. E durante esses anos você muda... muda com o tempo, de planos, de idéias. Você casa, tem filhos, contrai dívidas, muda de trabalho, de casa, enfim.
Nunca mais será a pessoa que é hoje!Você é responsável pelos seus atos. Se algo deu errado na sua vida pessoal ou profissional, não culpe outras pessoas. 
O mundo apenas reage a atitude que você adotou pra si mesmo e abusa de quem se mostra fraco ou indeciso, seja homem ou mulher, velho ou jovem.
Todo caminho tem suas próprias pedras e flores, nunca sabemos o que vamos encontrar logo ali adiante...mas independente de suas decisões, antes de tudo, escolha ser feliz! 
O modo como você encara sua vida,seus problemas, suas escolhas, sejam elas certas ou erradas, é o que vai fazer toda a diferença! É neste momento que você se destaca dos outros, mesmo diante de uma escolha errada.Assumir os erros, aprender com eles, corrigir imediatamente, erguer a cabeça e seguir em frente... 

FELIZ DA VIDA! 

quinta-feira, 27 de março de 2014

Um grande abraço, tamanho GG



LEIA MUITO LINDA A HISTORIA

Minha amiga trabalha em um brechó de um hospital, como voluntária.
Certo dia adentrou na loja uma certa "senhora bastante obesa", e de cara a minha amiga pensou que não tinha nada na loja na numeração dela.
Se sentiu apreensiva e constrangida naquela situação, vendo a senhora percorrer as araras em busca de algo que minha amiga sabia que ela não encontraria.
Ficou angustiada, porque não queria que a senhora se sentisse mal pelo tamanho das peças de roupas, se sentindo excluída e fazendo a questão sobre o seu sobrepeso vir à tona de forma implícita.

Naquele momento minha amiga orou a Deus e pediu que lhe desse sabedoria para conduzir a situação evitando que a cliente se sentisse excluída ou humilhada na sua autoestima.
Foi quando o esperado aconteceu. A senhora se dirigiu à minha amiga e disse tristinha:
"É... não tem nada grande, não é?
E a minha amiga, sem até aquele momento saber o que diria, simplesmente abriu os braços de uma ponta a outra e lhe respondeu:
"Quem disse??? Claro que tem!! Olha só o tamanho desse abraço! - E a abraçou com muito carinho.
A senhora então se entregou àquele abraço acolhedor e deixou-se tomar pelas lágrimas exclamando:"Há quanto tempo que ninguém me dava um abraço."
E chorando, tal qual uma criança a procura de um colo, lhe disse:"Não encontrei o que vim buscar, mas encontrei muito mais do que procurava".
E naquele momento, através dos braços calorosos de minha amiga, Deus afagou a alma daquela criatura, tão carente de amor e de carinho.
Quantas almas não se encontram também tão necessitadas de um simples abraço, de uma palavra de carinho, de um gesto de amor.
Será que dentro de nós, se procurarmos no nosso baú, lá nas prateleiras da nossa alma, no estoque do nosso coração, também não acharemos algo "grande" que sirva para alguém?

Um grande abraço, tamanho GG pra você!

quarta-feira, 26 de março de 2014

A Águia e o Pardal



 O sol anunciava o final de mais um dia e lá, entre as árvores, estava Andala, um pardal que não se cansava de observar Yan, a grande águia. Seu vôo preciso, perfeito, enchia seus olhos de admiração. Sentia vontade em voar como a águia, mas não sabia como o fazer. Sentia vontade em ser forte como a águia, mas não conseguia assim ser. Todavia, não cansava de segui-la por entre as árvores só para vislumbrar tamanha beleza... Um dia estava a voar por entre a mata a observar o vôo de Yan, e de repente a águia sumiu da sua visão. Voou mais rápido para reencontrá-la, mas a águia havia desaparecido. Foi quando levou um enorme susto: deparou de uma forma muito repentina com a grande águia a sua frente. Tentou conter o seu vôo, mas foi impossível, acabou batendo de frente com o belo pássaro. Caiu desnorteado no chão e quando voltou a si, pode ver aquele pássaro imenso bem ao seu lado observando-o. Sentiu um calafrio no peito, suas asas ficaram arrepiadas e pôs-se em posição de luta. A águia em sua quietude apenas o olhava calma e mansamente, e com uma expressão séria, perguntou-lhe:

— Por que estás a me vigiar, Andala?

— Quero ser uma águia como tu, Yan. Mas, meu vôo é baixo, pois minhas asas são curtas e vislumbro pouco por não conseguir ultrapassar meus limites.

— E como te sentes amigo sem poder desfrutar, usufruir de tudo aquilo que está além do que podes alcançar com tuas pequenas asas?

— Sinto tristeza. Uma profunda tristeza. A vontade é muito grande de realizar este sonho...

O pardal suspirou olhando para o chão... E disse:

— Todos os dias acordo muito cedo para vê-la voar e caçar. És tão única, tão bela. Passo o dia a observar-te.

— E não voas? Ficas o tempo inteiro a me observar? Indagou Yan.

— Sim. A grande verdade é que gostaria de voar como tu voas... Mas as tuas alturas são demasiadas para mim e creio não ter forças para suportar os mesmos ventos que, com graça e experiência, tu cortas harmoniosamente...

— Andala, bem sabes que a natureza de cada um de nós é diferente, e isto não quer dizer que nunca poderás voar como uma águia. Sê firme em teu propósito e deixa que a águia que vive em ti possa dar rumos diferentes aos teus instintos. Se abrires apenas uma fresta para que esta águia que está em ti possa te guiar, esta dar-te-á a possibilidade de vires a voar tão alto como eu. Acredita!

E assim, a águia preparou-se para levantar vôo, mas voltou-se novamente ao pequeno pássaro que a ouvia atentamente:

— Andala, apenas mais uma coisa: Não poderás voar como uma águia, se não treinares incansavelmente por todos os dias. O treino é o que dá conhecimento, fortalecimento e compreensão para que possas dar realidade aos teus sonhos. Se não pões em prática a tua vontade, teu sonho sempre será apenas um sonho. Esta realidade é apenas para aqueles que não temem quebrar limites, crenças, conhecendo o que deve ser realmente conhecido. É para aqueles que acreditam serem livres, e quando trazes a liberdade em teu coração poderás adquirir as formas que desejares, pois já não estarás apegado a nenhuma delas, serás livre! Um pardal poderá, sempre, transformar-se numa águia, se esta for sua vontade. Confia em ti e voa, entrega tuas asas aos ventos e aprende o equilíbrio com eles. Tudo é possível para aqueles que compreenderam que são seres livres, basta apenas acreditar, basta apenas confiar na tua capacidade em aprender e ser feliz com tua escolha!

terça-feira, 25 de março de 2014

Tudo é uma questão de ponto de vista



 "Tudo é uma questão de ponto de vista" sempre foi meu lema. 
Alguns concordam, outros discordam e outros ainda se irritam só de ouvir isso! Não sou de polêmica, mas se tiver que entrar numa... vou até o fim!Sempre existem dois lados numa questão. Ninguém está absolutamente certo de alguma coisa por que a razão tem diversas faces. O que é bom pra mim pode ser ruim pra você... afinal, não estou enxergando a situação pelo seu lado. Ninguém é santo, mas também ninguém é tão cruel assim como pensamos. Julgamentos correm a solta por ai! É fácil simplesmente observar algo ou alguém e lançar milhões de farpas, falar sobre o que não conhece, julgar o que não faz a menor idéia de qual é a verdadeira história. O mundo está cheio de jurados! Difícil mesmo é alguém se habilitar como réu e ainda estar disposto a ouvir a sentença. Não aponte meus erros nem defeitos. Ninguém sabe o que passei, quais foram meus motivos, nem sobre o que carrego aqui dentro de mim. Todos nós temos 50% de razão... e sobre estes 50% eu tenho todo o direito de falar, discutir e defender meus próprios conceitos. E para os outros 50% restantes, eu dou a cara a tapa! Não fujo mais dos meus medos, não me assusto com segredos e ainda assumo meu lado obscuro. Por que?? Porque aprendi a ser forte, quando ser forte era a única escolha que eu tinha!Quantas vezes pensamos coisas erradas de pessoas que nem conhecemos? Quantas coisas boas nós perdemos justamente pelo fato de não saber se colocar no lugar de outra pessoa? Até parece que nós somos donos da verdade! Muitas vezes eu já julguei e já fui julgada, mas a verdade é que ninguém nunca vai entender o que você sente até passar pela mesma situação. A vida me deu ótimas oportunidades dever certas situações por ângulos diferentes. Isso fez com que eu desse razão a quem estava do meu lado e pude então, compreender e aceitar muitos fatos que jamais aceitaria normalmente. Não existe melhor professor do que a dor! Ela ensina trocar de lado... e ao fazer isso, você vê a mesma coisa de maneira diferente! O que eu quero dizer com tudo isso?Aprenda a viver! Toda história ruim tem seu lado bom... Depende de como você a vê! Antes de julgar quem não conhece, antes de lamentar o que não deu certo, antes de chorar por alguém...coloque-se no lugar oposto e faça de conta que vive o lado de lá. Você vai ir muito além do que vê, muito além do que imagina... E vai entender que nada nesta vida é a toa! Que tudo tem uma razão de ser! Que você não é completamente certo... a outra pessoa também está! Sei que ás vezes é muito  difícil fazer isso...mas pelo menos eu sofro pela metade! A outra metade eu aproveito!!
E procuro SEMPRE olhar a vida pelo melhor ponto de vista!